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dc.contributor.advisorDuarte, Francisco José de Castro Moura-
dc.contributor.authorCunha, Marcela de Faria-
dc.date.accessioned2020-05-08T14:07:34Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:47Z-
dc.date.issued2018-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12174-
dc.description.abstractOffshore oil platform maintenance campaigns, supported by a Unit for Maintenance and Safety (UMS), present particularities that make them complex, such as: long planning time; high variability and difficulties inherent to the offshore maintenance activities; involvement of an important group of professionals; temporarily cut oil production; among others. In order to understand how the formal knowledge transfer process is developed among these platforms maintenance projects, a case study was carried out in a Brazilian oil exploration and production company. The study object of the research was the process formally structured by lessons learned events, which include the identification and dissemination of knowledge items, as well as the database for registration and consultation of content. This process occurs in the closing phase of the project life cycle. In this context, this work presents an analysis of the formal knowledge transfer process undertaken by the organization, in which it seeks to identify and discuss its contributions and limitations. From this, possible process improvement opportunities emerge. Above all, the research emphasizes aspects of social participation in knowledge management, based on regular interactions that improve learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunidade de práticapt_BR
dc.subjectTransferência de conhecimento em projetospt_BR
dc.titleTransferência de conhecimento em projetos de manutenção de plataformas offshore : um estudo de casopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9967125649310965pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4094541513686512pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Simões, Raoni Rocha-
dc.contributor.referee1Fontainha, Tharcisio Cotta-
dc.description.resumoProjetos de campanhas de manutenção de plataformas de petróleo offshore, com apoio de Unidades de Manutenção e Segurança (UMS), apresentam particularidades que os tornam complexos, tais como: longo tempo de planejamento; alta variabilidade e dificuldades inerentes às atividades de manutenção offshore; envolvimento de um coletivo importante de profissionais; parada de produção; entre outras. Com o objetivo de compreender como se desenvolve o processo formal de transferência de conhecimento entre esses projetos de manutenção de plataformas, realizou-se um estudo de caso numa empresa brasileira de exploração e produção de petróleo. O objeto de estudo da pesquisa foi o processo formalmente estruturado por eventos de lições aprendidas, que englobam a identificação e disseminação dos itens de conhecimento, além da base de dados informatizada para registro e consulta do conteúdo. Tal processo ocorre na fase de encerramento do ciclo de vida do projeto. Nesse contexto, a dissertação apresenta uma análise do processo formal de transferência de conhecimento empreendido pela organização, na qual busca identificar e discutir suas contribuições e limitações. A partir dessa compreensão, emergem pistas de possíveis melhorias ao processo. Sobretudo, a pesquisa enfatiza o aspecto da participação social para a gestão do conhecimento organizacional, com base em interações regulares que favoreçam a aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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