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dc.contributor.advisorFerreira, Daniela Abrantes-
dc.contributor.authorMoraes, José Augusto Mansur-
dc.date.accessioned2020-05-08T19:19:04Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:47Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12179-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdentidade sexualpt_BR
dc.subjectHomossexualidadept_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectAmbientes de serviçopt_BR
dc.titleManifestação da identidade gay em ambientes de serviçospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1777780551500816pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é estudar de quais formas as identidades gays se manifestam em homens jovens-adultos quando eles consomem (nos) ambientes noturnos do Rio de Janeiro. “Identidades” no plural, pois elas existem em processo contínuo de construção, fluidez e em concomitância com outras identidades dentro do mesmo indivíduo (Pereira, Ayrosa, Ojima, 2006), ou seja, ser gay é uma identidade que muda de acordo com cada fase da vida, cada indivíduo e o que mais ele é além de gay. Esta pesquisa se insere na área de conhecimento da Consumer Culture Theory (CCT), que foca nas dimensões socioculturais do consumo, o que inclui atribuição de simbolismos, interpretações de significado, tribalizações, representações e outros elementos identitários (ARNOULD; THOMPSON, 2005). Segundo França (2010), os ambientes de serviços, tal como bens de consumo, podem ser estudados para além do seu valor per se, isto é, lhes são atribuídos valores simbólicos que podem ser consumidos juntamente com a experiência que o lugar proporciona. Outrossim, os bens consumidos nos lugares, sejam eles originários daquele espaço ou trazidos para serem consumidos lá, carregam simbolismos e subjetividades que produzem aproximações e afastamentos dentro dos consumidores. Para atender ao objetivo do estudo foi realizada uma pesquisa qualitativa, com uso de entrevistas em profundidade. Elas seguiram um roteiro semiestruturado, foram presenciais, gravadas e, depois, transcritas. Foram entrevistados 14 homossexuais, entre 20 e 30 anos, moradores da cidade do Rio de Janeiro. As informações foram analisadas utilizando-se a técnica de análise de conteúdo. Esta técnica foi escolhida pois permite a sistematização e o acesso a um conteúdo, permitindo a inferência de conhecimentos relacionados ao contexto social que foram produzidas e ao comportamento humano (BARDIN,1995). Como resultado, constatou-se que os indivíduos pesquisados procuram ambientes de serviços exclusivamente gays e/ou claramente gay-friendly para buscar proteção, (re)construção de sensação de pertencimento, socialização com semelhantes, ausência de julgamento heteronormativo e liberdade para serem eles mesmos. Além disso, pode-se constatar diferentes formas de lidar com simbolismos identitários de acordo com diferentes fases da vida e diferentes lugares. Assim, contribui-se para a área da CCT ao analisar as nuances de comportamento social e como ambientes de consumo podem contribuir para a construção de identidades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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