Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12181
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Passos, Antônio Eugênio Valverde Mariani | - |
dc.contributor.author | Marques, Letícia Campos | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-09T04:04:46Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:47Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12181 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Competências comportamentais | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Estudantes de Administração | pt_BR |
dc.title | Análise sobre o processo de aquisição de competências comportamentais na prática do estágio supervisionado por alunos de Administração | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7541294995948237 | pt_BR |
dc.description.resumo | As constantes incertezas vividas na atualidade, marcas da globalização e desenvolvimento tecnológico, promoveram transformações econômicas, sociais e culturais. Nesse cenário, novos parâmetros para medir o sucesso empresarial foram surgindo e a gestão por competências, aos poucos, foi ganhando destaque. Diante disso, o estágio pode ser considerado como um meio primário para capacitar e desenvolver estudantes nessa nova realidade. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar o processo de aquisição de competências comportamentais na prática do Estágio supervisionado por alunos de Administração. Para isso, desenvolveu-se um estudo de natureza qualitativa sendo entrevistados dez estudantes do curso de Administração da UFRJ com o roteiro de entrevista dividido em quatro categorias de análise pautadas no trabalho de Zarifian (2001). São elas: Competências adquiridas, autonomia, tomada de responsabilidade e comunicação. Entre os principais resultados pode-se verificar que o estágio tem contribuído para a aquisição de competências na formação dos alunos do curso desenvolvendo em primeiro lugar as competências comportamentais e em segundo lugar as técnicas. Neste processo foi possível observar a importância do gestor imediato e a participação ativa do aluno que desenvolve diversas competências confirmando a característica abrangente dos profissionais dessa profissão. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Administração |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LCMarques.pdf | 310.97 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.