Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12188
Type: Dissertação
Title: Diálogos entre a administração da produção para autogestão e a agroecologia: o estudo de caso de dois cursos de extensão para gestão de cooperativas na agricultura familiar
Author(s)/Inventor(s): Oliveira Filho, Ricardo Silveira de
Advisor: Duarte, Francisco José de Castro Moura
Abstract: A pesquisa se constitui em um estudo qualitativo de caráter exploratório e teve como objetivo analisar elementos conceituais e metodológicos que contribuam para o planejamento da produção agroecológica. Para tal, conta com um estudo de caso que percorre dois cursos de extensão voltados para a gestão de cooperativas na agricultura familiar. Um realizado entre outubro e dezembro de 2015, com carga horária de 36 horas; outro realizado entre outubro de 2016 e outubro de 2017, com carga horária de 160 horas. Ambos construídos em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Os dados foram obtidos através de pesquisa documental, de observação participante durante a concepção e execução dos dois cursos, e por meio de uma entrevista coletiva realizada com um dos grupos que teve um dos seus membros enquanto educando do segundo curso. Como suporte teórico, foi realizada revisão bibliográfica sobre a agroecologia e a administração da produção, por entender que se tratam de áreas com grande potencial de contribuir para estratégias de formação e organização do trabalho cooperativo no campo. Um trabalho emancipador, criativo, em que as atividades de concepção, planejamento e execução estejam novamente indissociáveis. Neste sentido, concluímos a análise com o apontamento de algumas considerações e questões para se levar em conta em propostas de formação que articulem a agroecologia e a administração da produção para a autogestão.
Abstract: This research consists of a qualitative, exploratory study with the aim of analyzing conceptual and methodological elements that may contribute to the production planning of agroecological farming. It contains a case study following two extension courses on management of family farming cooperatives. One was carried out from October to December 2015, with a 36-hour workload; the other was held from October 2016 to October 2017, with a total of 160 hours. Both courses were developed in partnership with the Landless Rural Workers’ Movement (MST). The data was obtained from documentary research, participant observation during the design and implementation of the two courses, and through a group survey carried out with one of the workers’ collectives that had of its members as a student in the second course. As a theoretical framework, a bibliographical review was done on agroecology and selfmanagement production, considering that these areas have great potential to contribute with strategies for training and organization of cooperative work in rural areas. An emancipatory, creative work in which the activities of design, planning and execution are inseparable. In this sense, we conclude the analysis by pointing out some considerations and issues to be taken into account in training proposals that link agroecology and self-management production.
Keywords: Autogestão
Agroecologia
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
Production unit: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: May-2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RicardoSilveiraDeOliveiraFilho-min.pdf1.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.