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dc.contributor.advisorMiranda, Maria de Fátima Borges Gonçalves de-
dc.contributor.authorSilva, Milena da Costa-
dc.date.accessioned2017-01-06T12:19:34Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:11Z-
dc.date.issued2010-08-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1218-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMapas mentaispt_BR
dc.subjectInformação (uso)pt_BR
dc.subjectCompetência informacionalpt_BR
dc.subjectSociedade da informaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleMapas mentais: uma ferramenta para o desenvolvimento da competência em informaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Guedes, Vânia Lisbôa da Silveira-
dc.contributor.referee2Filho, Maria das Graças Freitas Souza-
dc.description.resumoA Sociedade da Informação pode ser traduzida como o novo formato de organização social surgido no final do século XX e baseada no paradigma econômico – tecnológico da informação que se traduz, não apenas em novas práticas sociais, mas em alterações da própria vivencia do espaço e do tempo com parâmetros da experiência social. Torna-se uma sociedade globalizada e centrada no uso e aplicação da informação. Neste sentido, para a sobrevivência dos indivíduos é importante que os mesmos desenvolvam diversas competências (literacies), e entre elas a mais significativa é a Information Literacy, ou como é também chamada: competência em informação, surgida em 1974. Ela consiste na habilidade de reconhecer quando existe a necessidade de se buscar a informação, estando em condições de identificá-la, localizá-la e utilizá-la efetivamente para um objetivo específico. O desenvolvimento dessa competência implica na abordagem da aprendizagem significativa para a construção de novos conhecimentos a partir de informações assimiladas àquelas já existentes na estrutura cognitiva do aprendiz. Neste sentido, derivado dessa abordagem, os mapas mentais, idealizados por Tony Buzan, surgem como uma ferramenta de fácil construção cujo objetivo principal é desenvolver as capacidades de aprendizado e aprimorar as habilidades de gerenciamento de informações, através do pensamento criativo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

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