Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/1218
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Miranda, Maria de Fátima Borges Gonçalves de | - |
dc.contributor.author | Silva, Milena da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2017-01-06T12:19:34Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:11Z | - |
dc.date.issued | 2010-08-13 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/1218 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Mapas mentais | pt_BR |
dc.subject | Informação (uso) | pt_BR |
dc.subject | Competência informacional | pt_BR |
dc.subject | Sociedade da informação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Mapas mentais: uma ferramenta para o desenvolvimento da competência em informação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Guedes, Vânia Lisbôa da Silveira | - |
dc.contributor.referee2 | Filho, Maria das Graças Freitas Souza | - |
dc.description.resumo | A Sociedade da Informação pode ser traduzida como o novo formato de organização social surgido no final do século XX e baseada no paradigma econômico – tecnológico da informação que se traduz, não apenas em novas práticas sociais, mas em alterações da própria vivencia do espaço e do tempo com parâmetros da experiência social. Torna-se uma sociedade globalizada e centrada no uso e aplicação da informação. Neste sentido, para a sobrevivência dos indivíduos é importante que os mesmos desenvolvam diversas competências (literacies), e entre elas a mais significativa é a Information Literacy, ou como é também chamada: competência em informação, surgida em 1974. Ela consiste na habilidade de reconhecer quando existe a necessidade de se buscar a informação, estando em condições de identificá-la, localizá-la e utilizá-la efetivamente para um objetivo específico. O desenvolvimento dessa competência implica na abordagem da aprendizagem significativa para a construção de novos conhecimentos a partir de informações assimiladas àquelas já existentes na estrutura cognitiva do aprendiz. Neste sentido, derivado dessa abordagem, os mapas mentais, idealizados por Tony Buzan, surgem como uma ferramenta de fácil construção cujo objetivo principal é desenvolver as capacidades de aprendizado e aprimorar as habilidades de gerenciamento de informações, através do pensamento criativo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Projeto final II_Milena Silva.pdf | 368.98 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.