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http://hdl.handle.net/11422/12192
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Cosenza, Carlos Alberto Nunes | - |
dc.contributor.author | Krykhtine, Fabio Luiz Peres | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-11T12:58:15Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:06Z | - |
dc.date.issued | 2018-01 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12192 | - |
dc.description.abstract | This thesis is the result of a set of contributions of the development of mathematical algorithms using fuzzy logic aiming to collaborate with the decision making for the air transport segment. Among the problems addressed, the Cost Index applied to the Flight Management Computer installed in modern aircraft with the purpose of optimizing the trajectories was chosen as the central axis for the discussion of strategic formats with a trade-o↵ regime of compliance objectives of planned schedules, minimization of fuel use and criticality assessment in view of the commitment to connect passengers. At the end, an algorithm with the ability to evaluate, along the trajectory, divergences of the estimated arrival time and estimated fuel on board planned through a system of fuzzy rules and the application of corrections in the Cost Index is suggested, dialoguing with the aspects of uncertainty of the trajectory, in order to improve mission performance. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Lógica fuzzy | pt_BR |
dc.subject | Transporte aéreo | pt_BR |
dc.title | Abordagem fuzzy para otimização de planos de vôo | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8408511964332556 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2604566717629087 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Camino, Felix Claude Antoine Mora | - |
dc.description.resumo | Esta tese é o resultado de um conjunto de contribuições do desenvolvimento de algoritmos matemáticos usando lógica difusa visando colaborar com a tomada de decisão para o segmento de transporte aéreo. Entre os problemas abordados, o Índice de Custo aplicado ao Computador de Gerenciamento de Vôo instalado nas aeronaves modernas com o objetivo de otimizar as trajetórias foi escolhido como o eixo central para a discussão de formatos de estratégia com regime de trade-o↵ de objetivos do cumprimento de cronogramas planejados, minimização do uso de combustível e na avaliação da criticidade tendo em vista o compromisso de conectar passageiros. Ao final é apresentado um algoritmo com capacidade de avaliar, ao longo da trajetória, divergências do tempo de chegada e combustível embarcado planejados através de um sistema de regras nebulosas e a aplicação de correções no Índice de Custo, dialogando com os aspectos de incerteza da trajetória, de forma a melhorar o desempenho da missão. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia de Produção |
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