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dc.contributor.advisorCosenza, Carlos Alberto Nunes-
dc.contributor.authorKrykhtine, Fabio Luiz Peres-
dc.date.accessioned2020-05-11T12:58:15Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:06Z-
dc.date.issued2018-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12192-
dc.description.abstractThis thesis is the result of a set of contributions of the development of mathematical algorithms using fuzzy logic aiming to collaborate with the decision making for the air transport segment. Among the problems addressed, the Cost Index applied to the Flight Management Computer installed in modern aircraft with the purpose of optimizing the trajectories was chosen as the central axis for the discussion of strategic formats with a trade-o↵ regime of compliance objectives of planned schedules, minimization of fuel use and criticality assessment in view of the commitment to connect passengers. At the end, an algorithm with the ability to evaluate, along the trajectory, divergences of the estimated arrival time and estimated fuel on board planned through a system of fuzzy rules and the application of corrections in the Cost Index is suggested, dialoguing with the aspects of uncertainty of the trajectory, in order to improve mission performance.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLógica fuzzypt_BR
dc.subjectTransporte aéreopt_BR
dc.titleAbordagem fuzzy para otimização de planos de vôopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8408511964332556pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2604566717629087pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Camino, Felix Claude Antoine Mora-
dc.description.resumoEsta tese é o resultado de um conjunto de contribuições do desenvolvimento de algoritmos matemáticos usando lógica difusa visando colaborar com a tomada de decisão para o segmento de transporte aéreo. Entre os problemas abordados, o Índice de Custo aplicado ao Computador de Gerenciamento de Vôo instalado nas aeronaves modernas com o objetivo de otimizar as trajetórias foi escolhido como o eixo central para a discussão de formatos de estratégia com regime de trade-o↵ de objetivos do cumprimento de cronogramas planejados, minimização do uso de combustível e na avaliação da criticidade tendo em vista o compromisso de conectar passageiros. Ao final é apresentado um algoritmo com capacidade de avaliar, ao longo da trajetória, divergências do tempo de chegada e combustível embarcado planejados através de um sistema de regras nebulosas e a aplicação de correções no Índice de Custo, dialogando com os aspectos de incerteza da trajetória, de forma a melhorar o desempenho da missão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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