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dc.contributor.advisorPinto, Ana D'Arc Maia-
dc.contributor.authorLopes, Clarice Sabbatini Capella-
dc.date.accessioned2020-05-11T13:46:25Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:06Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12196-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTelecomunicaçõespt_BR
dc.subjectPrivatizaçãopt_BR
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectEmpresas estataispt_BR
dc.titleOrganizações de telecomunicação: um estudo sobre o choque cultural após processo de privatização e terceirizaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8845188546280528pt_BR
dc.contributor.referee1Freres Filho, Helios Malebranche Olbrisch-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5577805923059836pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objeto de estudo o choque cultural após o processo de privatização em organizações de telecomunicação. Compreender as mudanças culturais que se incidem sobre as organizações provocadas pelo processo de fusão e aquisição mostra-se como um tema relevante para o campo da administração, uma vez que busca alinhar estudos relativos a valores; ritos organizacionais; as políticas aplicadas, dentre outros fatores, que de uma forma ou outra estão inseridos neste contexto. Diante do exposto, este estudo tem como objetivo principal analisar a mudança cultural aplicada nas organizações de telecomunicação brasileira, que foram privatizadas no Governo do então Presidente Fernando Henrique Cardoso em específico, os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, enfatizando o campo gerencial e administrativo das empresas no período pré-privatização e pós-privatização. Para dar conta de alcançar o objetivo proposto, foi utilizada a pesquisa bibliográfica exploratória. Como resultados, percebe-se que a literatura acerca da cultura organizacional encontra-se restrita em estudos descritivos, desta forma, sugere-se que sejam realizadas mais pesquisas exploratórias e de campo, afim de identificar com maior clareza o processo de fusão e aquisição e consequentemente, suas implicações sobre o papel exercido pela área de gestão de pessoas e pelos líderes envolvidos no processo. Acredita-se que estas iniciativas de pesquisa possam também gerar estudos que evidenciem como as empresas se comportam e como este processo pode influenciar no clima organizacional e nas novas arquiteturas culturais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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