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dc.contributor.advisorFreres Filho, Helios Malebranche Olbrisch-
dc.contributor.authorD’Almeida, Paula Zanetti-
dc.date.accessioned2020-05-11T14:37:56Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:06Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12198-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectE-Commercept_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectConsumismopt_BR
dc.titlePublicidade online e e-commerces: estes fatores ajudam a transfigurar o consumo em consumismo?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5577805923059836pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa objetiva descrever se a publicidade online e surgimento de e commerces facilitaram para que o consumo de bens e serviços aumentasse em grandes escalas, transfigurando um cenário de consumo em consumismo. Para tal, foi realizada, inicialmente, uma revisão bibliográfica sobre os principais aspectos relacionados ao tema. A seguir, utilizou-se a abordagem qualitativa com a coordenação de entrevistas presenciais, em profundidade e com roteiros semiestruturados com 53 indivíduos entre 18 e 65 anos que tenham tido vivência suficiente para ter conhecimento, na prática, sobre o impacto que estes sofrem com as publicidades online e a facilidade de compra por lojas online na hora de adquirir produtos e serviços. A pesquisa buscou entender se estes fatores estimulavam com que as pessoas comprassem mais, seja online ou em lojas físicas, devido ao crescimento da publicidade online, transfigurando um quadro de consumo em consumismo. O critério de saturação definiu o tamanho da amostra. Observou-se o interesse por parte dos indivíduos em identificar quais as publicidades online que mais impactam eles na hora de realizar uma compra, e se estas afetam suas percepções de necessidades de compra. Os entrevistados também falaram se o surgimento de e-commerces, ou seja, a compra de produtos e serviços pela internet também implica no fato das pessoas consumirem mais do que deveriam. Por fim, foi discutido se os indivíduos já se encontraram alguma vez em uma posição de comprar algo que para ele não fazia sentido: era um bem supérfluo ou a necessidade de compra realmente não existia, mas foi persuadido.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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