Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12205
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Gestão da cultura organizacional por meio da aplicação das práticas culturais estabelecidas no relatório Culture Audit da Great Place to Work: estudo de caso em uma seguradora no Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Antunes, Felipe Crepaldi
Orientador: Lopes, Ana Luiza Szuchmacher Verissimo
Resumo: O papel da área de recursos humanos vem evoluindo ao longo dos anos, passando do nível operacional no papel de contabilizar despesas de pessoal até a situação em que se configura como área estratégica frente à competitividade global (TOSE,1997). Frente aos novos desafios da Era Digital na qual mudanças constantes e em ritmo acelerado são apresentadas, o capital intelectual das empresas necessita se manter em constante processo de atualização para acompanhar as novas tendências de mercado (SANTOS et al, 2012). Nesse sentido, a cultura organizacional pautada na gestão de aprendizagem é percebida como uma estratégia de vantagem competitiva (HANASHIRO, TEIXEIRA e ZACHARELLI, 2007 apud. VASCONCELOS, 2011). Em meio a esse contexto, o trabalho teve como objetivo analisar o papel das práticas de educação corporativa na consolidação da cultura organizacional por meio da aplicação das práticas culturais estabelecidas no relatório Culture Audit da empresa Great Place to Work através de um estudo de caso em uma seguradora no Rio de Janeiro. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura sobre a evolução da área de recursos humanos desde a sua criação, as diferentes teorias sobre o entendimento de cultura organizacional e formas de se gerir a mesma com o propósito de se avaliar qualitativamente os dados coletados. A metodologia utilizada no presente estudo foi descritiva, documental e bibliográfica. O caso revelou uma boa aplicação na prática dos conceitos relacionados à cultura organizacional. Conclui-se que através das ações realizadas de forma planejada, alinhadas com os valores organizacionais e embasadas teoricamente, corrobora-se para a empresa reforçar as características da cultura existente.
Palavras-chave: Cultura organizacional
Recursos humanos
Liderança
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FCAntunes.pdf168.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.