Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/1222
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Malin, Ana Maria Barcellos | - |
dc.contributor.author | Machado, Clarissa Jurandi | - |
dc.date.accessioned | 2017-01-06T12:33:41Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:12Z | - |
dc.date.issued | 2010-12-06 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/1222 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação Educacional | pt_BR |
dc.subject | Gestão da Informação | pt_BR |
dc.subject | Currículo de ensino superior | pt_BR |
dc.title | Formação educacional do Gestor da Informação: uma investigação sobre os cursos de graduação de Gestão da Informação no Brasil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Guedes, Vânia Lisbôa da Silveira | - |
dc.contributor.referee1 | Sá, Maria Irene da Fonseca e | - |
dc.description.resumo | O processo de transição de uma Sociedade Industrial para a Sociedade da Informação está impactando a formação educacional dos indivíduos. O mercado de trabalho se transforma, e com isso a formação educacional também passa por um momento de mudança, uma vez que precisamos de pessoas mais capacitadas para atuar com as novas tecnologias da Informação. Neste novo cenário, surgem novos cursos, com novas tônicas. Este trabalho tem por objetivo conhecer e identificar as características dos novos cursos de Graduação de Gestão da Informação no Brasil e assim, evidenciar a formação educacional de um Gestor da Informação. Os indicardores quantitativos e qualitativos de tendências nesse sentido, foram obtidos através de uma pesquisa empírica, de caráter descritivo realizada no site das Universidades portadoras das graduações, por contatos via telefone e email.Os resultados apontam uma tendência de formação educacional voltada para três grandes campos do conhecimento: Administração, Ciência da informação e Tecnologia da Informação. Conclui sobre a multidisciplinariedade dos cursos de Gestão da Informação e a necessidade de estudos futuros relacionados ao conteúdo das disciplinas oferecidas nas graduações de Gestão da Informação no Brasil. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MACHADO Clarissa J.pdf | 394.61 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.