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dc.contributor.advisorSá, Nysia Oliveira de-
dc.contributor.authorFreire, Klara Martha Wanderley-
dc.date.accessioned2017-01-06T12:37:22Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:12Z-
dc.date.issued2010-12-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1224-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectServiço de referência virtualpt_BR
dc.subjectTecnologia de informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectWeb 2.0pt_BR
dc.subjectMídias sociaispt_BR
dc.subjectTwitterpt_BR
dc.titleO Twitter como ferramenta para disseminação da informação no Serviço de Referência Virtual: o caso da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCo1Russo, Mariza-
dc.contributor.referee1Sá, Maria Irene da Fonseca e-
dc.description.resumoTem por objetivo apresentar o funcionamento do site Twitter como ferramenta de Serviço de Referência Virtual (SRV), tendo como foco o perfil não-institucional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); busca identificar a natureza do material informacional que chega até ele. Exibe o papel do bibliotecário no SRV como facilitador da informação, baseado na Teoria da Biblioteca 2.0, e gestor no contexto apresentado. Quanto aos recursos metodológicos, foram utilizados artigos científicos e outros tipos de fontes para estudo do “estado da arte” e software para apresentação dos dados contabilizados quando da identificação da natureza das informações recebidas pelo perfil da UFRJ no Twitter, sendo estas divididas em grupos de semelhanças. Explora o perfil da Web e o bibliotecário, a identificação de mudança de perfil destes tópicos, sendo uma transformação consequência da outra; o SRV, conceituação e sua evolução; a concepção e conceituação do serviço de microblogging Twitter; o objeto da pesquisa, criação, funcionamento e administração do mesmo. Os resultados encontrados evidenciam que o material publicado no perfil pareceu ser relevante, uma vez que foram muitas as reutilizações do que foi postado. O público que acompanha as atualizações mostrou considerar o perfil influente e conhecido, já que o cita em suas mensagens, pede divulgações e indica para que seja acompanhado por outros. Algumas questões sobre a Universidade também foram enviadas. Mostrou-se importante também a participação da comunidade junto ao trabalho do bibliotecário quando da atuação do mesmo. Considera-se que o SRV é prática em constante desenvolvimento e o bibliotecário deve se programar para prestar bons serviços e seguir as tendências para tentar sempre estar ao lado de seus usuários para minimizar a dificuldade do encontro da informação e seus interessados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

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