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http://hdl.handle.net/11422/12255
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Ferreira Filho, Virgílio José Martins | - |
dc.contributor.author | Boucher, Juliana Beatriz Carvalho de Oliveira Soares | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-16T11:55:56Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:06Z | - |
dc.date.issued | 2018-05 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12255 | - |
dc.description.abstract | High quality maritime petroleum transportation is critical to ensure timely flow of goods, reducing the total logistics cost and guaranteeing an efficient process. In this thesis, we focus on the transportation of deck cargo to offshore units as observed in the operations of our industrial partner in Rio de Janeiro, Brazil. The main objective of this research is to define the maritime routes to solve a periodic supply vessels routing problem, taking into account the port departure and opening hours at the offshore facilities. We describe the solution procedures currently used by the company, and we formally formulate the problem mathematically. Given that the sizes of the instances are too large to be solved exactly, we propose different methods to achieve better solutions with a reduced computational time. The first method, composed of three phases, uses a clustering heuristic combined with an exact method in order to perform the routing and ends with a resenquencing according to the operating hours, port departures and time between services constraits. The second method uses the adaptive large neighborhood search (ALNS) heuristic in an attempt to reduce the number of operations performed by the previous heuristic and the computational time. Finally, a hybrid method is proposed based on the ALNS heuristic and innovates with the concepts of the clustering search algorithm that proposes a detection of promising regions of the search space. The computational results indicate that the hybrid heuristic brings benefits to the ALNS by finding better solutions in less time and still reduces the coefficient of variation within a sample of solutions in different executions. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Logística offshore | pt_BR |
dc.subject | roteamento de veículos | pt_BR |
dc.title | Um algoritmo de busca híbrido para o problema de roteamento de embarcações de suprimento periódico | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0463308973406153 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6386759194345686 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Leite, Laura Silvia Bahiense da Silva | - |
dc.contributor.referee1 | Ribeiro, Glaydston Mattos | - |
dc.contributor.referee2 | Ochi, Luiz Satoru | - |
dc.contributor.referee3 | Arruda, Edilson Fernandes | - |
dc.description.resumo | O transporte marítimo de petróleo de alta qualidade é fundamental para assegurar um fluxo de mercadorias dentro do prazo previsto, reduzindo o custo total da logística e garantindo operações eficientes. Nesta tese, o focus está no transporte de carga de convés para unidades marítimas como observado nas operações do parceiro industrial no Rio de Janeiro, Brasil. O principal objetivo desta pesquisa é definir as rotas marítimas para resolver um problema de roteamento de embarcações de suprimento periódico, levando em consideração a programação do porto e o horário de abertura em algumas instalações. Os procedimentos atualmente utilizados pela empresa são descritos, e o problema é matematicamente formulado. Dado que o tamanho das instâncias é muito grande para serem resolvidos exatamente, propõem-se diferentes métodos visando alcançar melhores soluções com um baixo tempo computacional. O primeiro método, composto por três fases, usa uma heurística de agrupamento de unidades marítimas combinada a um método exato a fim de realizar o roteamento das mesmas e finaliza com o sequenciamento das rotas de acordo com as restrições de horários de funcionamento, partidas do porto e tempo entre atendimentos. O segundo método utiliza a heurística adaptive large neighborhood search (ALNS) na tentativa de reduzir a quantidade de operações realizadas pela heurística anterior e o tempo computacional. Por fim, propõe-se um método híbrido baseando-se na heurística ALNS e inovando com conceitos do algoritmo clustering search que propõe uma detecção de regiões promissoras do espaço de busca. Os resultados computacionais indicam que a heurística híbrida traz benefícios ao ALNS ao encontrar melhores soluções em menos tempo e ainda reduz o coeficiente de variação dentro de uma amostra de soluções em diferentes execuções. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia de Produção |
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