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dc.contributor.advisorArruda, Edilson Fernandes de-
dc.contributor.authorAraujo, Caio Fernando dos Santos-
dc.date.accessioned2020-05-16T12:46:57Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:06Z-
dc.date.issued2018-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12258-
dc.description.abstractIn Brazil, the attendance of football games is usually estimated using advance ticket purchase information and the previous experience of the organizers. This paper presents a method for estimating the expected attendance to matches of Botafogo de Futebol e Regatas, which employs Linear Regression. Variables were suggested in an attempt to explain what makes fans attend a match, which encompass factors such as economic aspects and sports results. We used financial newsletters from games of Botafogo at Rio de Janeiro during the 2010, 2011, 2012, 2013 and 2014 Brazilian Championship seasons. A reliable estimate of the public would facilitate, among other things, the sizing of the operating facilities to serve games (such as the number of gates to be opened). The proposed method may assist the decision maker to understand what bring fans to the stadium.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRegressão linearpt_BR
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.titlePrevisão de público com modelo de regressão linear para jogos do Botafogo de Futebol e Regataspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4617177485933795pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6885657022876028pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Glaydston Mattos-
dc.contributor.referee2Marujo, Lino Guimarães-
dc.description.resumoA previsão de público para jogos de futebol é feita quase sempre utilizando informações de compra antecipada de ingressos e baseada na experiência dos organizadores. Este trabalho propõe um método de cálculo do público previsto para jogos do Botafogo de Futebol e Regatas utilizando Regressão Linear. Para isso, foram propostas variáveis que tentam explicar o que leva o torcedor ao estádio, que englobam fatores como aspectos econômicos e resultados esportivos. Foram usados borderôs (boletim financeiro) de jogos do Botafogo no Rio de Janeiro durante os Campeonatos Brasileiros de 2010, 2011, 2012, 2013 e 2014. Uma estimativa confiável do público facilitaria, entre outras coisas, o dimensionamento do corpo operacional para os jogos (como a quantidade de catracas que serão abertas). O modelo permite conclusões sobre o que faz o torcedor assistir a um jogo de futebol no estádio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia de Produção

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