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dc.contributor.advisorMiranda, Maria de Fátima Borges Gonçalves de-
dc.contributor.authorCoelho, Isabella Souza-
dc.date.accessioned2017-01-06T12:44:27Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:10Z-
dc.date.issued2010-08-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1227-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfissionais da Informaçãopt_BR
dc.subjectMarketing em unidades de informaçãopt_BR
dc.subjectServiços de informaçãopt_BR
dc.titleMarketing: ferramenta de sucesso em unidades de informaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCo1Santos, Maria José Veloso da Costa-
dc.contributor.referee1Dias, Pedro Ivo Rogedo Costa-
dc.description.resumoAs unidades de informação, como organizações de serviço que são, utilizam aplicações e abordagens do mundo organizacional, especificamente, o planejamento estratégico, direcionado ao alcance dos objetivos e ao reconhecimento do ambiente onde ela está inserida, e a orientação para o cliente. Apresentam-se conceitos de marketing, como uma área do conhecimento muito presente nos dias de hoje, e ressalta-se a importância de sua inserção no contexto dessas unidades, a partir de estudos visando ao conhecimento de seus clientes (usuários) bem como, de suas demandas. Demonstra a importância da orientação de marketing para o sucesso desse tipo de organização, reforçando que atender às expectativas dos clientes é a forma de garantir sobrevivência das unidades de informação no contexto dinâmico da sociedade, imposto pela nova era, onde a informação é o insumo mais importante de qualquer organização. Aborda algumas ferramentas de marketing que podem ser aplicadas às organizações de serviço de informação. Afirma a necessidade de mudança da postura do profissional, que deve sair da passividade para a pró-atividade, a fim de que a unidade acompanhe as transformações do ambiente e mantenha seu posicionamento diante dos clientes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

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