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dc.contributor.advisorAfonso, Rita de Cassia Monteiro-
dc.contributor.authorMorais, Lívia França-
dc.date.accessioned2020-05-22T21:48:39Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:07Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12294-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNegócios sociaispt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectEnsino da administraçãopt_BR
dc.titleA percepção de alunos e professores do curso de administração da UFRJ sobre negócios sociaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0953835537107990pt_BR
dc.description.resumoDentro do atual cenário global de desigualdade social, em que grande parte das riquezas geradas se concentram na mão de apenas 1% da população mundial (OXFAM, 2018), algumas formas alternativas de organizações e empresas tem surgido com o fim principal de serem parte da solução para questões sociais ao mesmo tempo em que procuram manter sua sustentabilidade financeira dentro da lógica de mercado (PETRINI; SCHERER; BACK, 2016; BARKI et al. 2015; MOURA; COMINI; TEODÓSIO, 2015). Para esses novos moldes de organizações já foram atribuídos diversos nomes tais como negócio social, empresa social, empreendedorismo social, etc (TEODÓSIO; COMINI, 2012; BARKI et al., 2015), que acabam se confundindo devido à inexistência de uma definição compartilhada universalmente (BORZAGA; DEPEDRI; GALERA, 20102). Sendo estas mudanças que afetam as relações no mercado e as formas de gestão das organizações, o trabalho teve como objetivo entender a percepção de alunos e professores do curso de administração da UFRJ a respeito dos modelos de negócios sociais e seus aspectos característicos. Baseando-se na literatura atual sobre o assunto, busca-se compreender o que os diferenciam do modelo comum prevalecente e como essas diferenças são vistas no âmbito do ensino superior em administração da UFRJ. Para tanto, foi feita também uma breve recapitulação através da literatura sobre a formulação do ensino superior em administração no Brasil e sua movimentação perante a crescente relevância do tema da sustentabilidade nas empresas a fim de compreender o quanto as questões socioambientais estão inseridas, ou não, neste curso historicamente. Foram elaborados dois questionários, um para alunos e outro para professores, ambos de administração da UFRJ, com o propósito de analisar quanti e qualitativamente o nível de conhecimento e impressões desses grupos sobre o tema. O estudo mostra que, apesar do alto interesse dos alunos, ainda é uma temática abordada de forma muito pontual no curso através de poucas matérias, mas que já existe um movimento em estágio inicial através da entrada de novos professores, o que impulsiona este tema internamente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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