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dc.contributor.advisorBenetti, Liliane-
dc.contributor.authorKloosterman, Jessica-
dc.date.accessioned2020-05-25T14:25:35Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:07Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationKLOOSTERMAN, Jessica. Como atravessar paredes: uma experiência no corpo: arte, manifestações e urina. 2019. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Escultura) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12298-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAfetos (des)corporificantespt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectForçapt_BR
dc.titleComo atravessar paredes: uma experiência no corpo: arte, manifestações e urinapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5052653060172927pt_BR
dc.description.resumoA partir de sete performances artísticas utilizando a urina procura-se entender como algumas manifestações no corpo são atribuídas a fenômenos passíveis de (des)corporificação, na medida em que retiram do sujeito sua construção de indivíduo, pelas capacidades do corpo de transpor-se, projetar-se, agitar-se, separar-se, impregnar-se, compor-se e manifestar-se. Nesta pesquisa, a urina é tratada como uma força portadora de intensidades que atravessam o corpo e modificam sua relação com o espaço e tempo. Para os afetos, ao longo da História, sempre foi imprescindível dar sentido, por isso, a observação das relações dos corpos, atrelados ao espaço e ao tempo, conforma-se a cada crença e época. O resultado dessas influências deixa rastros para os próximos períodos, são sobrevivências que inspiram o presente. Na História da Arte, somente depois dos anos 1970, com o início da performance, é que os artistas puderam, a partir da própria experiência, explorar as potências afetivas de seus corpos. É nesse espaço, sempre aberto às experimentações, que um “corpo invisível” – dos afetos – decodifica movimentos do mundo gerados por forças ainda não compreensíveis.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::ESCULTURApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Artes Visuais - Escultura

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