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dc.contributor.advisorSiqueira, Alexis Cavichini Teixeira de-
dc.contributor.authorAlves, Matheus Lima-
dc.date.accessioned2020-05-25T21:13:25Z-
dc.date.available2020-05-27T03:00:25Z-
dc.date.issued2018-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12300-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSatisfação do clientept_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectSegmento do varejopt_BR
dc.subjectQualidade do serviçopt_BR
dc.titleUma revisão bibliográfica sobre marketing de serviços voltado para a satisfação dos clientes em empresas de varejopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8104649154993809pt_BR
dc.description.resumoAtualmente é reconhecida por parte das empresas a importância ao aspecto satisfação do cliente. Desse modo, no estudo teve-se o objetivo analisar o serviço de relacionamento das empresas com os clientes e sua influência na satisfação. O estudo foi de natureza qualitativa e o instrumento utilizado para coleta de dados foi a revisão de literatura. As análises revelam que assegurar a satisfação dos consumidores é a principal forma de possibilitar que eles retornem e realizem novas compras. Em um mercado cada vez mais competitivo são fatores que interferem diretamente sobre a satisfação dos consumidores do varejo: preço praticado, variedade dos produtos, qualidade dos produtos oferecidos e agilidade no atendimento, com rápida habilidade de resposta diante das sugestões dos clientes. As tendências atuais indicam também a necessidade de incorporação de tecnologias no varejo como os cartões-fidelidade e as compras on-line, uma vez que o consumidor deseja mais comodidade no momento de realizar suas compras. Por fim, o trabalho destaca que as empresas do segmento varejista devem sempre ouvir seus clientes por meio de serviços de comunicação e desenvolver um serviço de marketing que destaque os aspectos diferenciais tendo sempre uma visão de futuro baseada na inovação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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