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dc.contributor.advisorSzklo, Alexandre Salem-
dc.contributor.authorAragão, Amanda Pereira-
dc.date.accessioned2020-05-26T13:40:34Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:07Z-
dc.date.issued2018-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12306-
dc.description.abstractThe present study analyzes the impact of the liquid fuels road sector chain in Brazil on the socioeconomic and physical system in which they are inserted. The following energy systems are studied: petroleum (gasoline and diesel), sugarcane biomass (anhydrous and hydrated ethanol) and soybean biomass (biodiesel), for four distinct stages of the chain: i) exploration / production primary energy sources; (ii) transport of primary energy sources to processing centers; (iii) production of liquid road fuels; iv) transport of liquid fuels. The analysis of the study is based on a multi-integrated approach - MUSIASEM (Multi-Scale Integrated Analysis of Societal and Ecosystem Metabolism), which relies on the principles of Georgescu-Rogen’s bioeconomic theory, which proposes an analysis of the systems through elements called funds (land, labor and productive capacity) and flows (energy and water). Thus, the study proposes a systemic view of the impact of road fuels, in which the whole chain of the productive cycle of fossil fuels and biofuels is analyzed and compared to the elements of funds and flows.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBioeconomia da energiapt_BR
dc.subjectAnálise multi integradapt_BR
dc.titleAnálise multi-integrada da cadeia de combustíveis líquidos no setor rodoviário /pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5314056414907898pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1389626526744146pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Giampietro, Mario-
dc.contributor.referee1Pereira Junior, Amaro Olimpio-
dc.contributor.referee2Branco, David Alves Castelo-
dc.contributor.referee3Pinto Junior, Helder Queiroz-
dc.contributor.referee4Kovacic, Zora-
dc.description.resumoO presente estudo analisa o impacto da cadeia dos combustíveis líquidos do setor rodoviário no Brasil sobre o sistema socioeconômico e físico em que estão inseridos. São estudados os seguintes sistemas energéticos: petróleo (gasolina e diesel), biomassa de cana de açúcar (etanol anidro e hidratado) e biomassa de soja (biodiesel), para quatro etapas distintas da cadeia: i) exploração/produção recursos primários; ii) transporte dos recursos primários aos centros de transformação; iii) produção dos combustíveis líquidos rodoviário; iv) transporte dos combustíveis líquidos rodoviário. A análise do estudo é feita através de uma abordagem multi integrada com o uso da ferramenta MUSIASEM (Multi-Scale Integrated Analysis of Societal and Ecosystem Metabolism - Análise Integrada Multiescala do Metabolismo Social e do Ecossistema). Trata-se de uma abordagem baseada nos princípios da teoria bioeconômica de Georgescu-Rogen, a qual propõe uma análise dos sistemas através dos elementos denominados de fundos (terra, trabalho e capacidade produtiva) e fluxos (energia e água). Assim, o estudo propõe uma visão sistêmica do impacto dos combustíveis rodoviário, no qual toda a cadeia do ciclo produtivo dos combustíveis fósseis e biocombustíveis é analisada e comparada para os elementos de fundos e fluxos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Planejamento Energéticopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Planejamento Energético

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