Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1231
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Marketing cultural como ferramenta para o fortalecimento de marca: o caso Unibanco
Autor(es)/Inventor(es): Nejaime, Julia Sena
Orientador: Cardoso, Monica Machado
Resumo: Atualmente, a marca é um dos ativos mais valiosos de uma organização e um importante diferencial competitivo no mercado. Capaz de gerar vínculos de natureza emocional e subjetiva, a marca torna-se um relevante fator decisório deixando em segundo plano os demais atributos dos produtos. Dentro desse contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar e discutir o marketing cultural como ferramenta de fortalecimento de marca. O investimento em cultura pode ser considerado um relevante instrumento de aproximação e interação das organizações com seu público-alvo, na medida em que gera maior visibilidade à marca e a projeta no cotidiano do mercado consumidor. Além disso, o estudo leva em consideração como um determinado projeto ou evento cultural patrocinado e/ou criado transfere para a empresa seus valores agregados. Como estudo de caso, o trabalho analisa a estratégia adotada pelo Unibanco, através do Instituto Moreira Salles, que investe em diversos segmentos culturais. No entanto, tem no cinema um dos seus maiores investimentos, através da criação de salas de exibição com características bem peculiares.
Palavras-chave: Marketing cultural
Identidade da marca
Bancos
Marketing estrategico
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 22-Nov-2007
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: NEJAIME, Julia Sena. Marketing cultural como ferramenta de fortalecimento de marca: o caso Unibanco. 2007. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JNejaime.pdf796.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.