Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12317
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Desenvolvimento de um modelo macroscópico para a distribuição de fármacos no sistema cardiovascular humano utilizando o simulador de processos EMSO
Author(s)/Inventor(s): Araújo, Bruna Oliveira Fernandes de
Vechi, Letícia Tavares
Advisor: Secchi, Argimiro Resende
Co-advisor: Fernandes, Heloisa Lajas Sanches
Abstract: O avanço da tecnologia moderna tem impactado diretamente a medicina, trazendo benefícios a médicos e pacientes. Os conhecimentos do engenheiro químico, sobretudo, podem contribuir no diagnóstico de doenças e tratamentos quando aliados a princípios médicos. A modelagem do sistema cardiovascular em especial pode ser enxergada de maneira multidisciplinar, envolvendo princípios já conhecidos na engenharia química como cinética de reação química, mecânica de fluidos e transferência de massa. O objetivo geral deste trabalho é simular a distribuição de um fármaco no sistema cardiovascular humano, utilizando um modelo de parâmetros agrupados ou 0D, que permite o cálculo de pressão, vazão e concentração de fármaco em diferentes seções do sistema cardiovascular. Mais especificamente, foi simulada a absorção do fármaco propranolol por via gastrointestinal e sua distribuição em diferentes locais do sistema cardiovascular. Foi avaliada a influência de fatores como o tempo de absorção do fármaco e de características como a complacência das artérias e a capacidade de excreção dos rins sobre a concentração de fármaco. Além disso, objetiva-se apresentar uma nova avaliação deste sistema como um processo químico, incluindo noções de balanço e transferência de massa, aplicando uma ferramenta de simulação de processo, o EMSO. Como resultados, constatou-se que os modelos desenvolvidos foram capazes de retratar os resultados encontrados na literatura de maneira satisfatória e qualitativa, prevendo as variáveis do sistema cardiovascular humano, como pressão e volume, além da concentração de fármaco com amplitude e perfil adequados. O estudo estabeleceu também que o tempo de absorção e o tempo de meia vida, tem relação de proporcionalidade direta, condizentes com a literatura.
Keywords: Cinética
Reações químicas
Mecânica dos fluídos
Transferência de massa
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA
Production unit: Escola de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Feb-2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ARAÚJO, Bruna Oliveira Fernandes; VECHI, Letícia Tavares. Desenvolvimento de um modelo macroscópico para a distribuição de fármacos no sistema cardiovascular humano utilizando o simulador de processos EMSO. 2020. 60 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Química) - Escola de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Appears in Collections:Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BOFAraújo - LTVechi.pdf1.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.