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dc.contributor.advisorFernández, Silvina Julia-
dc.contributor.authorSandes, Monica Vieira-
dc.date.accessioned2020-05-29T12:33:57Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:08Z-
dc.date.issued2017-11-
dc.identifier.citationSANDES, Monica Vieira. Cidadania e projeto político-pedagógico: uma relação de causa e efeito? 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12318-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.titleCidadania e projeto político-pedagógico: uma relação de causa e efeito?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4031711541635511pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho busca investigar a relação entre a questão da cidadania e o Projeto Político-Pedagógico (PPP). A questão da cidadania é um tema amplamente debatido na atualidade em todos os campos do conhecimento e, principalmente, na Educação. Parto do pressuposto, construído ao longo da pesquisa de campo junto ao grupo de pesquisa do qual participo, “Concepções de Planejamento e Gestão Escolar: políticas públicas, projetos político-pedagógicos e democratização no cotidiano escolar”, coordenada pela Prof.a Silvina Julia Fernández, de que muitas escolas apresentam em seus PPPs um discurso explicitado de comprometimento com a formação do aluno-cidadão, como garante a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, no entanto, essa efetivação através dos projetos escolares ainda é tímida. Surgiram, então, as seguintes questões: O que a escola faz efetivamente que ajude os seus integrantes a pensar os seus próprios problemas e desenvolver um aluno, crítico e participativo? Até que ponto os PPPs das escolas analisadas, que deveriam ser um dos principais instrumentos de promoção da cidadania, têm ajudado a desenvolvê- la? Isto envolve conceitos de sujeitos e de cidadania pensados pela escola, mas quais são? O meu trabalho busca responder essas perguntas na perspectiva das ações concretas da escola e, assim, focaliza nos seguintes objetivos: Compreender quais conceitos de sujeitos e de cidadania estão na base de referência do planejamento e da ação escolar; Identificar até que ponto os PPPs das escolas visitadas têm ajudado a desenvolver a cidadania através dos seu vários projetos; Compreender a forma pela qual as escolas analisadas entendem o exercício da cidadania, ou seja, quais as ações tomadas pelas escolas que possam explicar e/ou expressar a cidadania no cotidiano escolar. Metodologicamente, na primeira etapa, foi realizada uma busca bibliográfica sobre a Cidadania e sobre PPP, seguida da análise dos PPPs das quinze escolas selecionadas para o projeto geral, com objetivo de conhecer os vários projetos nelas implementados e como realizam a construção deles. Paralelamente, consideraremos a Legislação específica do Município de Duque de Caxias, assim como as exigências dos Planos Nacional e Municipal de Educação para conferirmos o que essa legislação estipula quanto à formação cidadã nas unidades escolares.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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