Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/12330
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Westenberger, Henrique | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Eduarda Souza | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-29T22:40:41Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:08Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12330 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Evasão escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.title | Os principais fatores da evasão de estudantes do ensino superior público no Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0471326518384550 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bittencourt, Renato Nunes | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5173102478506111 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa objetiva descrever quais são os principais fatores que contribuem, atualmente, para que discentes de instituições de ensino superiores públicas acabem por evadir os cursos escolhidos, ou até mesmo a instituição de ensino por completo. Existem dois tipos de evasão: a evasão do curso – transferência de curso dentro da própria IES – e a evasão da instituição de ensino superior por completo, quando o aluno decide por não estudar mais na IES. Para tal, foi realizada, inicialmente, uma revisão bibliográfica sobre os principais aspectos relacionados ao tema. A seguir, utilizou-se a abordagem qualitativa com a coordenação de entrevistas presenciais, em profundidade e com roteiros semiestruturados com 22 alunos que evadiram os seus cursos de ensino superior entre 18 e 30 anos e que tenham tido vivência suficiente para ter conhecimento, na prática, acerca da evasão das instituições de ensino superiores públicas no estado do Rio de Janeiro. O critério de saturação definiu o tamanho da amostra. Observou-se o interesse por parte dos alunos em identificar quais são as necessidades deste grupo, a fim de entender como estratégias efetivas podem ser criadas para que mazelas sociais sejam reduzidas e para viabilizar a abertura entre o diálogo entre docentes e discentes, fazendo com que seja possível ter uma maior retenção dos alunos nas instituições de ensino superior públicas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Administração |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ESFerreira.pdf | 343.5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.