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dc.contributor.advisorWestenberger, Henrique-
dc.contributor.authorFerreira, Eduarda Souza-
dc.date.accessioned2020-05-29T22:40:41Z-
dc.date.available2020-05-31T03:00:20Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12330-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEvasão no Ensino Superiorpt_BR
dc.subjectEducação e Sociedadept_BR
dc.subjectFatores e Consequênciaspt_BR
dc.subjectEnsino Superior Brasileiropt_BR
dc.titleOs principais fatores da evasão de estudantes do ensino superior público no Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0471326518384550pt_BR
dc.contributor.referee1Bittencourt, Renato Nunes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5173102478506111pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa objetiva descrever quais são os principais fatores que contribuem, atualmente, para que discentes de instituições de ensino superiores públicas acabem por evadir os cursos escolhidos, ou até mesmo a instituição de ensino por completo. Existem dois tipos de evasão: a evasão do curso – transferência de curso dentro da própria IES – e a evasão da instituição de ensino superior por completo, quando o aluno decide por não estudar mais na IES. Para tal, foi realizada, inicialmente, uma revisão bibliográfica sobre os principais aspectos relacionados ao tema. A seguir, utilizou-se a abordagem qualitativa com a coordenação de entrevistas presenciais, em profundidade e com roteiros semiestruturados com 22 alunos que evadiram os seus cursos de ensino superior entre 18 e 30 anos e que tenham tido vivência suficiente para ter conhecimento, na prática, acerca da evasão das instituições de ensino superiores públicas no estado do Rio de Janeiro. O critério de saturação definiu o tamanho da amostra. Observou-se o interesse por parte dos alunos em identificar quais são as necessidades deste grupo, a fim de entender como estratégias efetivas podem ser criadas para que mazelas sociais sejam reduzidas e para viabiabilizar a abertura entre o diálogo entre docentes e discentes, fazendo com que seja possível ter uma maior retenção dos alunos nas instituições de ensino superior públicas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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