Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12345
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Falhas no sistema de gestão de segurança de processos: estudo de caso de acidente em planta de produção de inseticida
Autor(es)/Inventor(es): Grangeia, Camila da Silva
Orientador: Vaz Junior, Carlos André
Resumo: A ocorrência de grandes acidentes na indústria fez com que o tema de segurança de processos, que se diferencia da segurança ocupacional, venha se desenvolvendo entre as entidades e organizações até a criação de diversos modelos para seu gerenciamento. A implementação eficaz destes sistemas de gerenciamento pode ajudar a prevenir acidentes através da aplicação de alguns princípios. O presente trabalho visa avaliar as falhas que culminaram no acidente de vazamento tóxico em uma planta de produção de inseticida sob a perspectiva do Sistema de Gestão de Segurança de processos Baseado em Riscos. Concluiu-se que a implementação deste modelo apresentou graves falhas em elementos importantes de gerenciamento de risco como gestão de mudança de processos, procedimentos operacionais, na forma como a organização conduzia suas políticas de cultura em segurança de processo e no aprendizado com a experiência de outros acidentes, – da DuPont e de outras empresas – que apresentaram falhas similares àquelas vistas em La Porte.
Palavras-chave: Acidentes de trabalho
Administração de risco
Inseticidas
Vazamentos
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::OPERACOES INDUSTRIAIS E EQUIPAMENTOS PARA ENGENHARIA QUIMICA
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Fev-2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CSGrangeia.pdf858.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.