Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12361
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Scofano, Reuber Gerbassi | - |
dc.contributor.author | Paula, Gislene Chatack de | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-04T17:39:53Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:11Z | - |
dc.date.issued | 2017-12 | - |
dc.identifier.citation | PAULA, Gislene Chatack de. O poder do mito e dos super-heróis na educação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12361 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Super-heróis | pt_BR |
dc.subject | Mitos | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.title | O poder do mito e dos super-heróis na educação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Maia, Maria Vitoria Campos Mamede | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Alexandre Palma da | - |
dc.description.resumo | Apresenta os aspectos positivos da influência dos super-heróis na vida daqueles que os admiram, seus fãs, e verificar as viabilidades de utilizar esses personagens como ferramentas pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem. As pesquisas, fundamentadas da análise bibliográfica de Campbell e Jung, clarificam que esses personagens têm sua gênese pautada nas narrativas mitológicas, justificando a relação afetiva desses sujeitos com os personagens heroicos. Pois as aventuras vivenciadas por estes personagens simbolizam, também, as adversidades que os sujeitos sofrem e superam em seus cotidianos. Com o objetivo de ilustrar essas aventuras, são citadas narrativas mitológicas, greco-romanas, sinalizando as principais fases da jornada do herói as similaridades entre elas. Lança-se mão, igualmente, de registros fotográficos durantes as manifestações de 2013 com o intuito de demonstrar o alcance do vínculo dos fãs e seus heróis. A partir dessa premissa, este artigo se fundamenta nos estudos da neurociência sobre: a eficácia da afetividade como estímulo na obtenção de novos conhecimentos. E se ampara nas obras de Freire e Maia para legitimar os resultados obtidos: Que sim, é possível articular os super-heróis e os conteúdos pedagógicos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GPaula.pdf | 805.04 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.