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dc.contributor.advisorScofano, Reuber Gerbassi-
dc.contributor.authorPaula, Gislene Chatack de-
dc.date.accessioned2020-06-04T17:39:53Z-
dc.date.available2020-06-06T03:00:23Z-
dc.date.issued2017-12-
dc.identifier.citationPAULA, Gislene Chatack de. O poder do mito e dos super-heróis na educação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12361-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectSuper-heróispt_BR
dc.subjectMitospt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.titleO poder do mito e dos super-heróis na educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Maia, Maria Vitoria Campos Mamede-
dc.contributor.referee2Silva, Alexandre Palma da-
dc.description.resumoApresenta os aspectos positivos da influência dos super-heróis na vida daqueles que os admiram, seus fãs, e verificar as viabilidades de utilizar esses personagens como ferramentas pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem. As pesquisas, fundamentadas da análise bibliográfica de Campbell e Jung, clarificam que esses personagens têm sua gênese pautada nas narrativas mitológicas, justificando a relação afetiva desses sujeitos com os personagens heroicos. Pois as aventuras vivenciadas por estes personagens simbolizam, também, as adversidades que os sujeitos sofrem e superam em seus cotidianos. Com o objetivo de ilustrar essas aventuras, são citadas narrativas mitológicas, greco-romanas, sinalizando as principais fases da jornada do herói as similaridades entre elas. Lança-se mão, igualmente, de registros fotográficos durantes as manifestações de 2013 com o intuito de demonstrar o alcance do vínculo dos fãs e seus heróis. A partir dessa premissa, este artigo se fundamenta nos estudos da neurociência sobre: a eficácia da afetividade como estímulo na obtenção de novos conhecimentos. E se ampara nas obras de Freire e Maia para legitimar os resultados obtidos: Que sim, é possível articular os super-heróis e os conteúdos pedagógicos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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