Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12384
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBittencourt, Renato Nunes-
dc.contributor.authorOliveira, Clara Fernandes Brito de-
dc.date.accessioned2020-06-05T16:00:05Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:11Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12384-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRepresentatividade femininapt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectSetor automotivopt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.titleRepresentativa feminina na indústria: análise sobre a participação de mulheres no setor automotivopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5173102478506111pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho buscou revelar a representatividade feminina no setor automotivo através da análise documental de uma pesquisa sobre a presença feminina nesta indústria. Por meio de levantamento de dados apurado na referida pesquisa, foi possível mensurar a participação do gênero feminino no setor, uma vez que foram entrevistadas mulheres colaboradoras em empresas de variados portes. Além disso, foi possível verificar através das respostas coletadas a atuação das mulheres em cargos de liderança, bem como identificar a disparidade salarial no setor, avaliando ainda seus respectivos níveis de escolaridade e até mesmo a faixa etária feminina predominante no setor. Também foram pontuados os fatores que influenciam ou inibem a presença deste gênero nas organizações. Através da análise documental e interpretação dos dados apurados na pesquisa, foi possível concluir que a indústria ainda é pouco frequentada por mulheres dado o grande potencial de participação deste grupo no setor. No entanto, ao compararmos os mesmos dados apurados há exatos seis anos, nota-se um avanço considerável neste aspecto. Ainda que sua representatividade seja pequena, as mulheres estão conquistando cada vez mais espaço nesta indústria. Verifica-se, por fim, a necessidade da criação de maiores oportunidades direcionadas a este público que historicamente luta pela igualdade de gênero, não somente no setor automotivo, mas também em todas as outras esferas de vida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CFBOliveira.pdf381.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.