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dc.contributor.advisorSantos, Frederico Carvalho dos-
dc.contributor.authorAlmeida, Álef de-
dc.date.accessioned2020-06-06T13:19:04Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:12Z-
dc.date.issued2019-12-12-
dc.identifier.citationALMEIDA, Álef de. Olho no olho: retrato da semiformação. 2019. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pintura) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12395-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIndústria culturalpt_BR
dc.subjectCultura de massapt_BR
dc.subjectRetratopt_BR
dc.subjectPinturapt_BR
dc.titleOlho no olho: retrato da semiformaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0381213006395168pt_BR
dc.description.resumoÀ luz da teoria de formação e semiformação de Theodor Adorno é possível entender que as condições de subjetividade propiciam um caráter de formação no indivíduo, que é afetado pela indústria cultural desde o seu nascimento, como por exemplo, na escolha de um nome. O escopo deste trabalho de conclusão de curso é apresentar representações acerca de pessoas que tiveram seus nomes definidos a partir do personagem Álef, da telenovela Olho no olho, transmitida pela Rede Globo de Televisão em 1993. A partir disso, entender como a constituição do sujeito contemporâneo é fortemente afetada pelas relações que a indústria cultural e a cultura de massa introduzem em nossas vidas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::PINTURApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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