Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12398
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorHeinrich, Fabiana Oliveira-
dc.contributor.authorMartins, Rhebeca Macedo-
dc.date.accessioned2020-06-06T14:05:56Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:12Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationMARTINS, Rhebeca Macedo. Diretrizes flexíveis: desenvolvendo produtos mais inclusivos a partir de pesquisa com usuários no campo do design. 2019. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual - Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12398-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdosospt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectDiretrizespt_BR
dc.subjectUsuáriospt_BR
dc.subjectProdutos digitaispt_BR
dc.titleDiretrizes flexíveis: desenvolvendo produtos mais inclusivos a partir de pesquisa com usuários no campo do designpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4318694756169261pt_BR
dc.description.resumoEsse projeto de conclusão de curso procura entender a relação entre os idosos e a tecnologia, analisando o modo como o Campo do Design pode contribuir para a criação de produtos mais acessíveis. Para atingir esse objetivo, partimos primeiramente de um estudo teórico, que visa compreender o que é o envelhecimento e seus desdobramentos, além de como o Campo do Design pode contribuir positivamente para essa relação. Visto que muito fala-se em projetar experiências para os usuários, compreendemos a necessidade de, em um primeiro momento, saber quem eles são e quais são as suas reais demandas. Para isso, realizamos pesquisa com os usuários, ou seja, os idosos, aplicando questionários e entrevistas com representantes desse público-alvo no Rio de Janeiro durante 2019. Subsequentemente, relacionamos os relatos obtidos com as bases teóricas do Design Emocional, buscando compreender se de fato somos capazes de projetar essas experiências e quais seriam, portanto, os limites de nossa atuação frente a aspectos e demandas tão subjetivos. Discutimos ainda quais seriam as abordagens mais apropriadas para que pudéssemos considerar as necessidades dos nossos usuários de um modo viável em projetos de Design. Concluímos que as metodologias como conhecemos dificultam o desenvolvimento de projetos quando os contextos de pesquisa não se adequam aos padrões estipulados e, neste sentido, acreditamos que a adaptação da pesquisa se torna necessária. Assim, surge o produto resultante deste estudo: cartões com diretrizes flexíveis que objetivam tornar a pesquisa com usuários, sobretudo idosos, mais viável e proveitosa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação Visual - Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RMMartins.pdf877.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.