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dc.contributor.advisorTeixeira, Ronald-
dc.contributor.authorSouza, Guilherme Lima de-
dc.date.accessioned2020-06-06T16:23:00Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:12Z-
dc.date.issued2019-12-05-
dc.identifier.citationSOUZA, Guilherme Lima de. Cenografia transporte. 2019. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas - Cenografia) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12438-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeatro itinerantept_BR
dc.subjectHomem palcopt_BR
dc.subjectTeatro de bonecospt_BR
dc.titleCenografia transportept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso, cujo título a cenografia transporte, sob orientação do professor Ronald Teixeira, consiste em um projeto que sinaliza a cenografia como meio de transporte físico, sensibiliza o espaço público, por onde ela se desloca. O projeto, teve como idéia primava corporificar o espaço atuante do personagem da cultura popular Bumba- Meu- Boi, boneco popular que assume a função de Veiculo para o bonequeiro – manipulador. Experiente nessa vivencia deste personagem, também como pesquisador de cultura popular apresento está investigação sensível como uma das bases para elucidar o percurso deste projeto. Estimulado por estas ações festivas dos performes bonequeiros- manipuladores, o projeto nasce da constatação da relação do homem com o boneco, quando se alcança uma comunhão do corpo físico do performe com o espaço de representação cênica, nomeado Homem Palco, local onde o homem opera todas as situações do boneco para a cena. O encenador Heenrich Von Kleist, no século XIX aborda essas relações colocando o homem como eixo central na manipulação de objetos e marionetes, descrevendo metaforicamente o encenador criador do mundo. Assim evoca esse projeto na representação de um homem palco, um teatro com rodas em que o homem é o eixo central para operar a cenografia transporte. O espetáculo, como defendido pela artista Ana Maria Amaral, provoca muito mais sensações e idéias no espectador do que entendimentos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::CENOGRAFIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Artes Cênicas - Cenografia

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