Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12438
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Teixeira, Ronald | - |
dc.contributor.author | Souza, Guilherme Lima de | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-06T16:23:00Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:12Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-05 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Guilherme Lima de. Cenografia transporte. 2019. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas - Cenografia) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12438 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Teatro itinerante | pt_BR |
dc.subject | Homem palco | pt_BR |
dc.subject | Teatro de bonecos | pt_BR |
dc.title | Cenografia transporte | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso, cujo título a cenografia transporte, sob orientação do professor Ronald Teixeira, consiste em um projeto que sinaliza a cenografia como meio de transporte físico, sensibiliza o espaço público, por onde ela se desloca. O projeto, teve como idéia primava corporificar o espaço atuante do personagem da cultura popular Bumba- Meu- Boi, boneco popular que assume a função de Veiculo para o bonequeiro – manipulador. Experiente nessa vivencia deste personagem, também como pesquisador de cultura popular apresento está investigação sensível como uma das bases para elucidar o percurso deste projeto. Estimulado por estas ações festivas dos performes bonequeiros- manipuladores, o projeto nasce da constatação da relação do homem com o boneco, quando se alcança uma comunhão do corpo físico do performe com o espaço de representação cênica, nomeado Homem Palco, local onde o homem opera todas as situações do boneco para a cena. O encenador Heenrich Von Kleist, no século XIX aborda essas relações colocando o homem como eixo central na manipulação de objetos e marionetes, descrevendo metaforicamente o encenador criador do mundo. Assim evoca esse projeto na representação de um homem palco, um teatro com rodas em que o homem é o eixo central para operar a cenografia transporte. O espetáculo, como defendido pela artista Ana Maria Amaral, provoca muito mais sensações e idéias no espectador do que entendimentos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::CENOGRAFIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Artes Cênicas - Cenografia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GLSouza.pdf | 1.04 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.