Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12462
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Maia, Maria Vitória Campos Mamede | - |
dc.contributor.author | Fonseca, Bárbara Meirelles | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-08T18:52:25Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:12Z | - |
dc.date.issued | 2017-12 | - |
dc.identifier.citation | FONSECA, Bárbara Meirelles. A construção do número na educação infantil: lúdico como recurso metodológico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12462 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A construção do número na educação infantil: lúdico como recurso metodológico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Neves, Maria Apparecida Campos Mamede | - |
dc.contributor.referee2 | Coimbra, Silvia | - |
dc.contributor.referee3 | Cunha, Regina Celi Oliveira da | - |
dc.contributor.referee4 | Aguiar, Jonathan Fernandes de | - |
dc.description.resumo | Este trabalho aborda a construção do número e o ensino da Matemática na Educação Infantil, e tem como objetivo compreender como a criança constroi os conhecimentos lógicosmatemáticos. A pesquisa desta monografia pretende problematizar a questão do número na criança de 3 a 6 anos, dentro de uma perspectiva teórica piagetiana. Por meio de uma discussão didático-pedagógica sobre os aspectos da aprendizagem matemática foi enfatizada a importância do lúdico, tendo como subsídios a produção teórica do campo da educação matemática e da psicologia do desenvolvimento, em conformidade com a proposta do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, problematizando o bloco de conteúdos “número e sistema de numeração” relacionados à diferentes contextos, e utilizando diferentes linguagens. O lúdico será compreendido na presente pesquisa como uma atividade indissociável ao processo de ensino aprendizagem da criança pré-operatória, o que significa que é por meio das brincadeiras, jogos e jogos simbólicos, que a criança constroi seu conhecimento de mundo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BFonseca.pdf | 566.61 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.