Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12462
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMaia, Maria Vitória Campos Mamede-
dc.contributor.authorFonseca, Bárbara Meirelles-
dc.date.accessioned2020-06-08T18:52:25Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:12Z-
dc.date.issued2017-12-
dc.identifier.citationFONSECA, Bárbara Meirelles. A construção do número na educação infantil: lúdico como recurso metodológico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12462-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleA construção do número na educação infantil: lúdico como recurso metodológicopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Neves, Maria Apparecida Campos Mamede-
dc.contributor.referee2Coimbra, Silvia-
dc.contributor.referee3Cunha, Regina Celi Oliveira da-
dc.contributor.referee4Aguiar, Jonathan Fernandes de-
dc.description.resumoEste trabalho aborda a construção do número e o ensino da Matemática na Educação Infantil, e tem como objetivo compreender como a criança constroi os conhecimentos lógicosmatemáticos. A pesquisa desta monografia pretende problematizar a questão do número na criança de 3 a 6 anos, dentro de uma perspectiva teórica piagetiana. Por meio de uma discussão didático-pedagógica sobre os aspectos da aprendizagem matemática foi enfatizada a importância do lúdico, tendo como subsídios a produção teórica do campo da educação matemática e da psicologia do desenvolvimento, em conformidade com a proposta do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, problematizando o bloco de conteúdos “número e sistema de numeração” relacionados à diferentes contextos, e utilizando diferentes linguagens. O lúdico será compreendido na presente pesquisa como uma atividade indissociável ao processo de ensino aprendizagem da criança pré-operatória, o que significa que é por meio das brincadeiras, jogos e jogos simbólicos, que a criança constroi seu conhecimento de mundo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BFonseca.pdf566.61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.