Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12466
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Monteiro, Aline Veríssimo | - |
dc.contributor.author | Andrade, Viviane da Silva Davi | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-08T19:31:38Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:12Z | - |
dc.date.issued | 2018-01 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Viviane da Silva Davi. Feminismo e currículo: a importância de pensarmos a abertura de um diálogo entre as lutas do movimento feminista e a educação para o século XXI. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12466 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Feminismo e educação | pt_BR |
dc.subject | Identidade de gênero | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Modernidade | pt_BR |
dc.title | Feminismo e currículo: a importância de pensarmos a abertura de um diálogo entre as lutas do movimento feminista e a educação para o século XXI. 2018 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gonçalves, Teresa Paula Nico Rego | - |
dc.contributor.referee2 | Mendonça, Alexandre Ferreira de | - |
dc.description.resumo | Este trabalho faz uma análise bibliográfica dos estudos de currículo e sobre as questões envolvidas no movimento feminista buscando investigar a pertinência de se estabelecer um diálogo entre as lutas do movimento feminista e o currículo educacional e a sua trajetória e modificações de ambos ao longo das transformações da sociedade brasileira. Busca-se aqui compreender a importância desses dois temas para as concepções de educação do século XXI, a partir de uma perspectiva de um currículo pós-crítico, e da compreensão de como o movimento feminista e suas lutas tornaram-se eixos relevantes na educação e na sociedade nos dias de hoje. Ao longo do trabalho, coloca-se em foco as lutas pelo debate sobre gênero e diversidade nas escolas, a formação dos professores, assim como o combate à desigualdade de gênero, ainda existente nos dias de hoje, dentro e fora das instituições escolares. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VAndrade.pdf | 276.08 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.