Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12466
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMonteiro, Aline Veríssimo-
dc.contributor.authorAndrade, Viviane da Silva Davi-
dc.date.accessioned2020-06-08T19:31:38Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:12Z-
dc.date.issued2018-01-
dc.identifier.citationANDRADE, Viviane da Silva Davi. Feminismo e currículo: a importância de pensarmos a abertura de um diálogo entre as lutas do movimento feminista e a educação para o século XXI. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12466-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFeminismo e educaçãopt_BR
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectModernidadept_BR
dc.titleFeminismo e currículo: a importância de pensarmos a abertura de um diálogo entre as lutas do movimento feminista e a educação para o século XXI. 2018pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, Teresa Paula Nico Rego-
dc.contributor.referee2Mendonça, Alexandre Ferreira de-
dc.description.resumoEste trabalho faz uma análise bibliográfica dos estudos de currículo e sobre as questões envolvidas no movimento feminista buscando investigar a pertinência de se estabelecer um diálogo entre as lutas do movimento feminista e o currículo educacional e a sua trajetória e modificações de ambos ao longo das transformações da sociedade brasileira. Busca-se aqui compreender a importância desses dois temas para as concepções de educação do século XXI, a partir de uma perspectiva de um currículo pós-crítico, e da compreensão de como o movimento feminista e suas lutas tornaram-se eixos relevantes na educação e na sociedade nos dias de hoje. Ao longo do trabalho, coloca-se em foco as lutas pelo debate sobre gênero e diversidade nas escolas, a formação dos professores, assim como o combate à desigualdade de gênero, ainda existente nos dias de hoje, dentro e fora das instituições escolares.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VAndrade.pdf276.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.