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http://hdl.handle.net/11422/12467
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Carneiro, Cristiana | - |
dc.contributor.author | Santos, Thais Cristine de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-08T19:42:55Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:13Z | - |
dc.date.issued | 2018-12 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Thais Cristine de Oliveira. O outro e seu encontro: reflexões sobre alteridade e educação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12467 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Psicanálise e educação | pt_BR |
dc.subject | Diferenças individuais | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Alteridade | pt_BR |
dc.title | O outro e seu encontro: reflexões sobre alteridade e educação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Azevedo, Leny Cristina Soares Souza | - |
dc.contributor.referee2 | Scofano, Reuber Gerbassi | - |
dc.description.resumo | As discussões sobre diferença e alteridade são os fundamentos que orientam este trabalho monográfico, que parte de uma experiência vivida como educadora para pensar teoricamente. A relação com o aluno dito diferente questiona o lugar do educador não apenas como profissional, mas como sujeito. Discute a forma que a diferença é produzida de maneira singular no encontro com o outro e como o diferente pode ser visto sob a perspectiva do respeito e do olhar humano. Nesse sentido, este trabalho é uma pesquisa bibliográfica que visa tecer uma articulação teórico-prática. Originou-se a partir do relato de uma experiência de encontro com o “diferente”, que sob o olhar da normalização, demonstrava alguma “deficiência”. Buscou refletir sobre o conceito de alteridade no existencialismo e a estranheza na psicanálise. O resultado obtido de acordo com os estudos apontou a (in)capacidade de fazer um trabalho educacional para todos os sujeitos na atual conjuntura dos espaços escolares. Uma instituição escolar que se queira inclusiva precisaria conceber as singularidades construídas socialmente para que o sujeito pudesse emergir. Se faz necessário repensar os padrões educacionais que restringem a relevância da prática alteritária e da inclusão para uma prática educacional de maior efetividade e relevância, identificar a construção da diferença nos encontros de alteridade que se formam ou não entre os sujeitos dentro do ambiente escolar, mostrando a magnitude do diálogo dessas relações com os processos de construção de si em relação ao outro. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
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