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dc.contributor.advisorCarneiro, Cristiana-
dc.contributor.authorSantos, Thais Cristine de Oliveira-
dc.date.accessioned2020-06-08T19:42:55Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:13Z-
dc.date.issued2018-12-
dc.identifier.citationSANTOS, Thais Cristine de Oliveira. O outro e seu encontro: reflexões sobre alteridade e educação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12467-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicanálise e educaçãopt_BR
dc.subjectDiferenças individuaispt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAlteridadept_BR
dc.titleO outro e seu encontro: reflexões sobre alteridade e educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Azevedo, Leny Cristina Soares Souza-
dc.contributor.referee2Scofano, Reuber Gerbassi-
dc.description.resumoAs discussões sobre diferença e alteridade são os fundamentos que orientam este trabalho monográfico, que parte de uma experiência vivida como educadora para pensar teoricamente. A relação com o aluno dito diferente questiona o lugar do educador não apenas como profissional, mas como sujeito. Discute a forma que a diferença é produzida de maneira singular no encontro com o outro e como o diferente pode ser visto sob a perspectiva do respeito e do olhar humano. Nesse sentido, este trabalho é uma pesquisa bibliográfica que visa tecer uma articulação teórico-prática. Originou-se a partir do relato de uma experiência de encontro com o “diferente”, que sob o olhar da normalização, demonstrava alguma “deficiência”. Buscou refletir sobre o conceito de alteridade no existencialismo e a estranheza na psicanálise. O resultado obtido de acordo com os estudos apontou a (in)capacidade de fazer um trabalho educacional para todos os sujeitos na atual conjuntura dos espaços escolares. Uma instituição escolar que se queira inclusiva precisaria conceber as singularidades construídas socialmente para que o sujeito pudesse emergir. Se faz necessário repensar os padrões educacionais que restringem a relevância da prática alteritária e da inclusão para uma prática educacional de maior efetividade e relevância, identificar a construção da diferença nos encontros de alteridade que se formam ou não entre os sujeitos dentro do ambiente escolar, mostrando a magnitude do diálogo dessas relações com os processos de construção de si em relação ao outro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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