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dc.contributor.advisorMaia, Maria Vitória Campos Mamede-
dc.contributor.authorRamiro, Lia Fernanda de Lima Bispo-
dc.date.accessioned2020-06-08T21:37:51Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:13Z-
dc.date.issued2016-12-
dc.identifier.citationRAMIRO, Lia Fernanda de Lima Bispo. Um olhar psicopedagógico na educação infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12469-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPsicologia educacionalpt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.titleUm olhar psicopedagógico na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Ivenicki, Ana-
dc.contributor.referee2Vieira, Camila Nagem Marques-
dc.description.resumoO presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, que busca refletir sobre as possibilidades psicopedagógicas na educação infantil, partindo de pressupostos teóricos que defendem a possibilidade de uma aprendizagem a partir das dimensões sociais, afetivas e cognitivos dos sujeitos inseridos nos espaços de educação infantil. De forma que os profissionais da educação levem em consideração as especificidades deste seguimento, compreendendo-o como um processo que deve ocorrer de forma lúdica e significativa. Para a ampliação desta discussão nos debruçamos nos referenciais teóricos que articulam com as peculiaridades das crianças e como o brincar pode favorecer seu desenvolvimento durante sua permanência nas creches e pré-escolas sem que as práticas propiciadas pelos professores não se dê de forma desarticulada e mecânica. Com isso, enfatizamos a preservação da infância e os cuidados que devem ser respeitados às suas práticas cotidianas, contribuindo para que os direitos legais de um processo de ensino aprendizagem sejam assegurados de acordo com as necessidades deste seguimento. A pesquisa defende o brincar como forma de integração da criança com o mundo e ressalta que o brincar é uma necessidade biológica do ser humano, principalmente na educação infantil. De acordo com a psicopedagogia a ausência da brincadeira pode contribuir para futuros problemas físicos e mentais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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