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dc.contributor.advisorMoehlecke, Sabrina-
dc.contributor.authorChagas, Ketlem Paiva de Azevedo-
dc.date.accessioned2020-06-08T22:06:19Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:13Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCHAGAS, Ketlem Paiva de Azevedo. A atuação do orientador educacional no contexto escolar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12471-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOrientadores educacionaispt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDuque de Caxias (RJ)pt_BR
dc.subjectOrientação profissionalpt_BR
dc.titleA atuação do orientador educacional no contexto escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoO Orientador Educacional é um profissional que ao longo da história obteve diversas denominações no sistema educacional, influenciando a aprendizagem dos discentes e modificando o comportamento destes, de toda equipe e comunidade escolar, traçando assim, outros rumos para a prática pedagógica. Destarte, esta pesquisa tem o objetivo de contribuir para o campo educacional trazendo à baila a importância deste profissional, bem como, revelar suas funções, seu papel no espaço escolar e qual formação é mais adequada para a sua prática. Para tal, parte-se de sua trajetória histórica até os dias atuais, utilizando a literatura na área para dialogar as concepções dos autores com uma análise documental baseada em documentos sobre o Município de Duque de Caxias, que serviu como fonte para relacionar a teoria com a prática. Vale ressaltar que o Orientador Educacional atualmente busca contribuir, sobretudo, para o melhor desenvolvimento possível do educando, preocupando-se com sua formação técnica, política, social e para o seu exercício como cidadão e trabalhador. Portanto, este trabalho evidencia os grandes desafios enfrentados no serviço de Orientação Educacional, que deve trabalhar de maneira integrada com a equipe de gestão e que muitas vezes não está bem preparado para exercer sua função, uma vez que, o que está determinado nas Legislações nem sempre ocorre na prática, como uma experiência a priori.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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