Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12471
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Moehlecke, Sabrina | - |
dc.contributor.author | Chagas, Ketlem Paiva de Azevedo | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-08T22:06:19Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:13Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | CHAGAS, Ketlem Paiva de Azevedo. A atuação do orientador educacional no contexto escolar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12471 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Orientadores educacionais | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Duque de Caxias (RJ) | pt_BR |
dc.subject | Orientação profissional | pt_BR |
dc.title | A atuação do orientador educacional no contexto escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | O Orientador Educacional é um profissional que ao longo da história obteve diversas denominações no sistema educacional, influenciando a aprendizagem dos discentes e modificando o comportamento destes, de toda equipe e comunidade escolar, traçando assim, outros rumos para a prática pedagógica. Destarte, esta pesquisa tem o objetivo de contribuir para o campo educacional trazendo à baila a importância deste profissional, bem como, revelar suas funções, seu papel no espaço escolar e qual formação é mais adequada para a sua prática. Para tal, parte-se de sua trajetória histórica até os dias atuais, utilizando a literatura na área para dialogar as concepções dos autores com uma análise documental baseada em documentos sobre o Município de Duque de Caxias, que serviu como fonte para relacionar a teoria com a prática. Vale ressaltar que o Orientador Educacional atualmente busca contribuir, sobretudo, para o melhor desenvolvimento possível do educando, preocupando-se com sua formação técnica, política, social e para o seu exercício como cidadão e trabalhador. Portanto, este trabalho evidencia os grandes desafios enfrentados no serviço de Orientação Educacional, que deve trabalhar de maneira integrada com a equipe de gestão e que muitas vezes não está bem preparado para exercer sua função, uma vez que, o que está determinado nas Legislações nem sempre ocorre na prática, como uma experiência a priori. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
KChagas.pdf | 310.65 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.