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http://hdl.handle.net/11422/12477
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Xavier, Giseli Pereli de Moura | - |
dc.contributor.author | Rio Branco, Thiago Lopes | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-09T15:21:45Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:13Z | - |
dc.date.issued | 2018-12 | - |
dc.identifier.citation | RIO BRANCO, Thiago Lopes. O multiculturalismo na educação musical. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12477 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Multiculturalismo | pt_BR |
dc.subject | Educação musical | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.title | O multiculturalismo na educação musical | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho a partir da perspectiva multicultural crítica e pós-colonial procurou verificar em que medida a educação musical pode proporcionar a valorização da diversidade cultural que compõe as escolas brasileiras. Para tanto, foi utilizada uma metodologia de pesquisa de cunho qualitativo e teórico-empírico, na qual as coletas de dados foram realizadas por meio entrevistas semiestruturadas com três professores ligados à educação musical, sendo dois formadores de professores e um professor da educação básica. Os dados coletados evidenciaram que ao observar tal fenômeno, é fundamental ponderar que a multiplicidade, em especial, a musical, proporciona ao aluno uma nova perspectiva sobre nossa cultura e história que precisa ser contemplada no processo de ensino-aprendizagem. No tocante à prática pedagógica do professor de educação musical, deve-se procurar, acima de tudo, respeitar os interesses dos alunos e das comunidades nas quais os mesmos se encontram inseridos, vivendo e (re)construindo suas experiências. Neste sentido, se configura como papel do professor estimular seus alunos a conhecerem diferentes estilos musicais que não estão no seu cotidiano, transitando entre o popular e o erudito, compartilhando e valorizando todas as formas de manifestação musical e cultural presentes na sociedade brasileira. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
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