Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12497
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRocha, Hilda Nogueira Alves-
dc.contributor.authorSilva, Pedro Peçanha Caetano da-
dc.date.accessioned2020-06-10T14:29:28Z-
dc.date.available2020-06-12T03:00:17Z-
dc.date.issued2019-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12497-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectCerveja artesanalpt_BR
dc.titleAs inovações da indústria cervejeira: um estudo acerca do impacto causado por inovações digitais em bares especializados em cerveja artesanal do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7146346056851822pt_BR
dc.description.resumoO mercado de cervejas artesanais é um setor relativamente novo no Brasil e está seguindo uma curva de crescimento constante. O número de cervejarias, bares especializados, associações e instituições de ensino técnico vem aumentando e quantidade de consumidores em busca por esse produto. Em verdade, pouco se sabe sobre o perfil de consumo deste grupo de clientes e os fatores que exercem mais peso em seu processo de tomada de decisão. É notado que algumas empresas que atuam no setor têm recorrido à implementação de inovações para estabelecerem um posicionamento sólido e proximidade ao consumidor para garantir sua sobrevivência num setor de grande volatilidade. Observando o contexto apresentado, este estudo se propõe a avaliar o impacto na decisão de compra do consumidor causado por estabelecimentos dedicados à comercialização de cervejas artesanais, ao implementar inovações na experiência do consumidor. Para isso, foi feito uma revisão bibliográfica acerca dos temas de inovação, marketing, comportamento do consumidor e o mercado de cerveja artesanal, além de uma pesquisa de campo com clientes e donos de bares de cerveja artesanal onde foi implementado o uso de uma inovação digital, o aplicativo de busca e avaliação de cervejas artesanais, o Untappd.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPCSilva.pdf320,67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.