Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12502
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Conhecimento e expectativas de estudantes de ensino médio sobre a universidade: um estudo de caso em uma escola estadual no Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Santos, Stephany Cruz dos
Advisor: Heringer, Rosana
Abstract: O presente trabalho surgiu a partir de uma pesquisa realizada em uma escola estadual no bairro de São Cristóvão através de participação no grupo PET/Conexões de Saberes – Identidades da UFRJ. Durante a análise dos dados dessa pesquisa notou-se que 91,7% dos entrevistados queriam cursar universidade, porém apenas 63,5% conheciam as formas de acesso e permanência frente a esse espaço. A partir desses dados surgiu a necessidade de pesquisar, no presente trabalho, de forma mais aprofundada sobre o tema e entender como os estudantes do ensino médio estão enxergando a faculdade. Para tanto, foi utilizado como campo de pesquisa 158 alunos em seis turmas do terceiro ano do ensino médio de uma escola localizada no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro. Como metodologia foram aplicados questionários para identificar o perfil dos alunos, suas expectativas para o futuro e suas visões sobre universidade. Para a análise dos dados utilizou-se como teóricos principais Pierre Bourdieu com o conceito de herança cultural, Alain Coulon com o conceito de afiliação, Jailson com o conceito de pertencimento e Heringer com a pesquisa sobre expectativas de acesso ao ensino superior realizada na Cidade de Deus. Com a análise dos dados percebeu-se que 108 alunos do universo da pesquisa explicitaram o desejo de ir para universidade, porém 71 desses alunos não acreditam que a só a escola seja suficiente para que atinjam o objetivo de ir para universidade. Apesar de reconhecer a escola como insuficiente para alcançar seus projetos de futuro, 107 alunos declaram não estar cursando ou nunca ter cursado prévestibular. Nesse sentido, foi evidenciada uma problemática, pois a maioria dos estudantes quer ir para universidade, porém encontram em seu caminho questões que os distanciam desse projeto de futuro. Dessa forma, cabe ressaltar relevância do trabalho de modo que o tema possa ser discutido e aprofundado pela comunidade acadêmica, para que o problema seja evidenciado e possam ser buscadas soluções tanto no campo educacional quanto no campo das políticas públicas.
Keywords: Estudantes ensino médio
Direito à educação
Ensino superior
Escola pública
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Dec-2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SANTOS, Stephany Cruz dos. Conhecimento e expectativas de estudantes de ensino médio sobre a universidade: um estudo de caso em uma escola estadual no Rio de Janeiro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SSantos.pdf236.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.