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dc.contributor.advisorCerdas, Luciene-
dc.contributor.authorPrado, Shirlei Ferreira Telles-
dc.date.accessioned2020-06-10T17:41:33Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:14Z-
dc.date.issued2018-02-
dc.identifier.citationPRADO, Shirlei Ferreira Telles. A concepção de professores sobre o fracasso escolar das crianças nos anos iniciais do ensino fundamental no contexto da escola pública atual. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12503-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFracasso escolarpt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.titleA concepção de professores sobre o fracasso escolar das crianças nos anos iniciais do ensino fundamental no contexto da escola pública atual.pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Moura, Ana Paula de Abreu Costa de-
dc.contributor.referee2Amorim, Rejane Maria de Almeida-
dc.description.resumoMuito se fala em fracasso escolar e de toda problemática que esse fracasso acarreta nas crianças que passam por ele. Infelizmente a Escola Pública é a que mais sofre com essa questão, visto que é nela que se encontra a maior parte das crianças das classes populares e por consequência essa escola é o principal espaço de aquisição e ampliação do conhecimento delas. Mas como proceder quando a criança já está em uma série avançada e ainda não se apropriou da leitura e da escrita? É sobre essa perspectiva que trata esse trabalho monográfico, cujo objetivo é identificar a concepção de professores, que atuam ou atuaram nos anos iniciais do ensino fundamental, sobre o fracasso escolar, seus determinantes e desafios postos no cotidiano do trabalho docente, considerando a atuação com as crianças das escolas públicas. Para isso, inicialmente pontuam-se os conceitos de fracasso que foram se moldando com o passar do tempo. Fala-se inicialmente da Teoria da Carência Cultural e de como essa teoria se tornou tão enraizada nos textos de muitos autores ao tratar do tema nas décadas de 1970 a 1990. Depois, abordam-se as considerações sobre o fracasso escolar na visão de Patto (1999), Charlot (2013) e Colello (2012), além de outros autores que contribuíram com suas pesquisas. Além disso, na monografia, foram analisados os dados do instrumento de pesquisa realizado com 11 professores, que atuam ou já atuaram em Escolas Públicas, sobre a visão deles a respeito do tema fracasso escolar. Tal abordagem metodológica torna essa pesquisa um trabalho de caráter quantitativo, sem deixar de lado, porém, a busca em bases bibliográficas. Esse segundo aspecto, também a caracteriza como um trabalho de cunho qualitativo. Os dados coletados e analisados apontam que para alguns professores, o fracasso escolar está ligado a problemas cognitivos das crianças. Em contrapartida, um segundo grupo aponta aspectos que estão para além da criança, fatores intra e extraescolares.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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