Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12512
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Scofano, Reuber Gerbassi | - |
dc.contributor.author | Santana, Josimeri de Oliveira Farias | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-10T23:05:55Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:13Z | - |
dc.date.issued | 2018-12 | - |
dc.identifier.citation | SANTANA, Josimeri de Oliveira Farias. 2018. O ensino religioso na escola pública: uma valorização da experiência religiosa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12512 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino religioso | pt_BR |
dc.subject | Escola Pública | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | O ensino religioso na escola pública: uma valorização da experiência religiosa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Carneiro, Cristiana | - |
dc.contributor.referee2 | Souza, Elaine Constant Pereira de | - |
dc.description.resumo | Esta monografia teve como tema principal a realidade do ensino religioso na escola pública, buscando salientar a importância desta disciplina para o currículo escolar, além de refletir em propostas metodológicas para os professores desta área. Para tanto, foi realizado um trabalho de cunho bibliográfico com base em dois autores que tratam a temática religiosa no âmbito da educação: Luigi Giussani e Rubem Alves. Além disso, a fim de contextualizar a situação do ensino religioso no Brasil, algumas leis relacionadas ao tema foram analisadas brevemente, assim como a mais nova iniciativa do governo com respeito à educação no país, a Base Nacional Comum Curricular. Uma professora de ensino religioso no município do Rio de Janeiro também foi consultada, com a finalidade de se obter mais elementos sobre a atual situação do ensino religioso na escola pública deste município. Todas estas informações deixaram em evidência que ensino religioso é uma disciplina importante para o currículo escolar, pois ajuda na formação de cidadãos comprometidos com a construção de uma sociedade melhor. Porém, a maneira como esta vem sendo aplicada nas escolas está muito distante de levar a cabo este objetivo. Com base nos autores estudados, foi elaborada uma proposta pedagógica para a aplicação da disciplina de ensino religioso na escola pública, sem que se perca sua laicidade, buscando a formação integral do estudante e um melhor preparo dos professores desta área. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JSantana.pdf | 248.78 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.