Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12512
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorScofano, Reuber Gerbassi-
dc.contributor.authorSantana, Josimeri de Oliveira Farias-
dc.date.accessioned2020-06-10T23:05:55Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:13Z-
dc.date.issued2018-12-
dc.identifier.citationSANTANA, Josimeri de Oliveira Farias. 2018. O ensino religioso na escola pública: uma valorização da experiência religiosa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12512-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino religiosopt_BR
dc.subjectEscola Públicapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleO ensino religioso na escola pública: uma valorização da experiência religiosapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Carneiro, Cristiana-
dc.contributor.referee2Souza, Elaine Constant Pereira de-
dc.description.resumoEsta monografia teve como tema principal a realidade do ensino religioso na escola pública, buscando salientar a importância desta disciplina para o currículo escolar, além de refletir em propostas metodológicas para os professores desta área. Para tanto, foi realizado um trabalho de cunho bibliográfico com base em dois autores que tratam a temática religiosa no âmbito da educação: Luigi Giussani e Rubem Alves. Além disso, a fim de contextualizar a situação do ensino religioso no Brasil, algumas leis relacionadas ao tema foram analisadas brevemente, assim como a mais nova iniciativa do governo com respeito à educação no país, a Base Nacional Comum Curricular. Uma professora de ensino religioso no município do Rio de Janeiro também foi consultada, com a finalidade de se obter mais elementos sobre a atual situação do ensino religioso na escola pública deste município. Todas estas informações deixaram em evidência que ensino religioso é uma disciplina importante para o currículo escolar, pois ajuda na formação de cidadãos comprometidos com a construção de uma sociedade melhor. Porém, a maneira como esta vem sendo aplicada nas escolas está muito distante de levar a cabo este objetivo. Com base nos autores estudados, foi elaborada uma proposta pedagógica para a aplicação da disciplina de ensino religioso na escola pública, sem que se perca sua laicidade, buscando a formação integral do estudante e um melhor preparo dos professores desta área.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JSantana.pdf248.78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.