Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12516
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRosistolato, Rodrigo Pereira da Rocha-
dc.contributor.authorSantos, Jamille Farias Corrêa dos-
dc.date.accessioned2020-06-11T22:20:20Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:15Z-
dc.date.issued2018-03-
dc.identifier.citationSANTOS, Jamille Farias Corrêa dos. Burocracia educacional e gestão do acesso à educação infantil no município de Mesquita. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12516-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDireito à educaçãopt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.titleBurocracia educacional e gestão do acesso à educação infantil no município de Mesquitapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoA proposta deste trabalho monográfico é contribuir para o debate acadêmico acerca do acesso na educação infantil. No Brasil, os direitos das crianças foram modificando-se de acordo com as concepções de infância que norteavam cada contexto social. Desse modo, somente com a Constituição Federal de 1988 e com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996) a criança de 0 a 6 anos passou a ser reconhecida como um sujeito de direitos e a educação infantil passou a ser concebida como a primeira etapa da educação básica. No entanto, embora há avanços nas políticas públicas de educação infantil, esta etapa ainda apresenta desafios no Brasil e em seus municípios. Partindo desta premissa, este estudo de natureza qualitativa, busca descrever o atendimento da educação infantil no município de Mesquita, tendo como base uma creche do município. Para fundamentar esta discussão, a pesquisa foi orientada a partir de aportes teóricos selecionados como referenciais, dentre estes destaco Sônia Kramer, Deise Nunes, Vital Didonet, Flúvia Rosemberg e Lucimary Bernabé Pedrosa de Andrade. A pesquisa consolidou-se através de análise documental, observações etnográficas da instituição e entrevistas em profundidade com a equipe gestora e o grupo docente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JSantos.pdf360.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.