Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/12516
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rosistolato, Rodrigo Pereira da Rocha | - |
dc.contributor.author | Santos, Jamille Farias Corrêa dos | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-11T22:20:20Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:15Z | - |
dc.date.issued | 2018-03 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Jamille Farias Corrêa dos. Burocracia educacional e gestão do acesso à educação infantil no município de Mesquita. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12516 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Direito à educação | pt_BR |
dc.subject | Política educacional | pt_BR |
dc.subject | Política pública | pt_BR |
dc.title | Burocracia educacional e gestão do acesso à educação infantil no município de Mesquita | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | A proposta deste trabalho monográfico é contribuir para o debate acadêmico acerca do acesso na educação infantil. No Brasil, os direitos das crianças foram modificando-se de acordo com as concepções de infância que norteavam cada contexto social. Desse modo, somente com a Constituição Federal de 1988 e com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996) a criança de 0 a 6 anos passou a ser reconhecida como um sujeito de direitos e a educação infantil passou a ser concebida como a primeira etapa da educação básica. No entanto, embora há avanços nas políticas públicas de educação infantil, esta etapa ainda apresenta desafios no Brasil e em seus municípios. Partindo desta premissa, este estudo de natureza qualitativa, busca descrever o atendimento da educação infantil no município de Mesquita, tendo como base uma creche do município. Para fundamentar esta discussão, a pesquisa foi orientada a partir de aportes teóricos selecionados como referenciais, dentre estes destaco Sônia Kramer, Deise Nunes, Vital Didonet, Flúvia Rosemberg e Lucimary Bernabé Pedrosa de Andrade. A pesquisa consolidou-se através de análise documental, observações etnográficas da instituição e entrevistas em profundidade com a equipe gestora e o grupo docente. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JSantos.pdf | 360.82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.