Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12518
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Passos, Antônio Eugênio Valverde Mariani | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Melissa Beatriz de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-12T14:48:06Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:15Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12518 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Motivação | pt_BR |
dc.subject | Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Teorias | pt_BR |
dc.title | Motivação no trabalho: um estudo com alunos do curso de administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7541294995948237 | pt_BR |
dc.description.resumo | O persente trabalho tem como objetivo geral mensurar o nível de motivação no trabalho dos alunos do curso de administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Para isso, com intuito de clarificar as ideias promoveu-se um apanhado de conceitos sobre motivação. Desta forma, pode-se aferir que esta diz respeito ao quanto o indivíduo se dedica, centraliza seus esforços e não desiste de realizar determinado objetivo. Além disso, neste estudo descreve se algumas teorias da motivação, como: Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow, Teoria das Necessidades de McClelland, Teoria da Expectativa de Vroom e Teoria dos Dois Fatores de Herzberg. Para além, esta monografia adota quanto aos fins, o tipo de pesquisa descritiva e quanto aos meios, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. Utilizou-se Medida de Motivação no Trabalho (MMT), construído pelos autores Queiroga e Borges Andrade (2015), composto por 32 itens. Ele é uma versão mais reduzida do Inventário de Motivação e Significado no Trabalho (IMST) com 171 itens, criado em 2008 por Borges e seus colaboradores, tomando como base para o desenvolvimento do instrumento, a Teoria da Expectativa de Victor Vroom. Por meio deste estudo verificou-se que 54,9% dos alunos do curso de administração da UFRJ possui Índice Mediano de Motivação, enquanto 25,49% tem Índice Elevado de Motivação e os outros 19,61% detém Índice Baixo de Motivação. Ademais, descobriu-se que os fatores motivacionais mais relevantes para os estudantes, estão atrelados ao desenvolvimento profissional e aprendizagem. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Administração |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MBLOliveira.pdf | 622.98 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.