Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12520
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Passos, Antônio Eugênio Valverde Mariani | - |
dc.contributor.author | Silva, Beatriz Natalia de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-12T15:44:12Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:15Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12520 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Liderança | pt_BR |
dc.subject | Liderança transformacional | pt_BR |
dc.subject | Tipos psicológicos | pt_BR |
dc.title | A compatibilidade de tipos psicológicos de estudantes universitários de administração com a liderança transformacional | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7541294995948237 | pt_BR |
dc.description.resumo | O modo como um líder influencia e como pode ser fundamental no processo organizacional sempre é um fato que instiga estudos e conhecimentos para que haja um aperfeiçoamento em um modelo de gestão. Por isso, a liderança é um tema que atrai muito interesse, há muitos anos, por parte de vários campos de estudo resultando assim em muitas abordagens que foram se aperfeiçoando e se complementando ao longo do tempo. Na literatura atual, tem-se a liderança transformacional que é considerada a mais recente na literatura sendo o principal foco de muitos estudos. Baseando nesse fato, e no trabalho realizado por Neto, Tanure, Santos e Lima (2012), esse presente estudo tem como objetivo discutir a congruência entre os tipos psicológicos de egressos da graduação em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro e os postulados da liderança transformacional. Para isso, de suporte conceitual, tem-se um referencial teórico evidenciando a evolução das abordagens da liderança e também sobre a teoria de Carl Gustav Jung para a definição e classificação dos tipos psicológicos. Com uma amostra de 101estudantes do curso de administração da UFRJ, através do método quantitativo e da técnica Survey por meio do Questionário de Avaliação Tipológica (QUATI), foi possível identificar três tipos psicológicos mais frequentes entre os estudantes. Esses tipos psicológicos foram o E St Ss (Extrovertido, função principal sentimento, função auxiliar sensação), I St Ss (Introvertido, função principal sentimento, função auxiliar sensação) e E St In (Extrovertido, função principal sentimento, função auxiliar intuição). Feita a comparação das características desses tipos psicológicos com as características da liderança transformacional, identificou-se que os estudantes da amostra têm mais convergências com um perfil de líder transformacional. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Administração |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BNASilva.pdf | 584.16 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.