Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12522
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSouza, Elaine Constant Pereira de-
dc.contributor.authorSantos, Angélica Helena Cavalcante dos-
dc.date.accessioned2020-06-12T18:38:09Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:15Z-
dc.date.issued2017-03-
dc.identifier.citationSANTOS, Angélica Helena Cavalcante dos. Entre a comunidade e a cidade: os desafios para a escolarização de alguns jovens da Maré . 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12522-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRendimento escolarpt_BR
dc.subjectCapital culturalpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectDiferenças Individuaispt_BR
dc.subjectFamílias pobrespt_BR
dc.subjectSucesso escolarpt_BR
dc.titleEntre a comunidade e a cidade: os desafios para a escolarização de alguns jovens da Marépt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Scofano, Reuber Gerbassi-
dc.contributor.referee2Prado, Ana Pires do-
dc.description.resumoA presente pesquisa consiste na analise de situações de sucesso escolar de jovens da comunidade da maré e, para isso, busca compreender o oposto: a ideia de fracasso escolar e a importância do capital cultural. Mas, inicialmente, esse estudo procurar descrever a comunidade da Maré. A pesquisa é qualitativa e utilizou como principal instrumento de coleta de dados um questionário. Esse instrumento foi respondido por cinco jovens moradores da comunidade da Maré, entre 20 e 28 anos, que obtiveram o êxito escolar e estão cursando o ensino superior ou já concluíram. E a mobilização pessoal desses cinco jovens, bem como as estratégias familiares utilizadas para viabilizar esse sucesso são as pistas para auxiliar no objetivo desse trabalho. Nessa perspectiva, esse estudo traz um conceito de capital cultural e a tentativa de jovens de segmentos populares para lidar com uma nova cultura. Segundo essa formulação, o capital cultural, pode desempenhar uma função integradora, atraente e concreta para os jovens oriundos de uma comunidade conquistar o sucesso escolar. Esse conceito de capital cultural se baseou nos estudos levantados para se entender sobre o sucesso e fracasso escolar, como jovens que vivem em uma mesma realidade social (moradores de segmentos populares), e conseguem obter sucesso escolar, e outros, nessa mesma perspectiva obtém o fracasso escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ASantos.pdf1.41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.