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dc.contributor.advisorLins, Maria Judith Sucupira da Costa-
dc.contributor.authorSousa, Daniela Honorio de-
dc.date.accessioned2020-06-13T19:01:20Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:15Z-
dc.date.issued2018-06-
dc.identifier.citationSOUSA, Daniela Honorio de. 20 anos dos parâmetros curriculares nacionais ética: análise e reflexões. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12526-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectEducação moralpt_BR
dc.subjectEscola Públicapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.title20 anos dos parâmetros curriculares nacionais ética: análise e reflexõespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Maia, Maria Vitória Campos Mamede-
dc.contributor.referee2Scofano, Reuber Gerbassi-
dc.description.resumoEssa monografia tem como problema central a questão do ensino/aprendizagem de ética na escola brasileira por meio da legislação nacional. Trata-se de uma pesquisa documental que tem como objeto o tema Ética e Educação a partir da análise do volume 8, destinado ao tema Ética, dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997a). Nessa diretriz da educação brasileira é orientado que o ensino da ética aconteça de forma transversal, ou seja, perpassando todas as disciplinas, sem um horário e/ou disciplina escolar específica, e sim em todo o cotidiano escolar. Apesar de não ter poder legal, os PCNs Ética têm um papel indicador concernente à educação moral como responsabilidade de todo professor. Considerando a relevância deste documento que completou, em 2017, exatos 20 anos desde seu lançamento, a presente pesquisa destaca a seguinte indagação: como se configura o conceito de ética nos Parâmetros Curriculares Nacionais volume 8? A hipótese dessa pesquisa documental bibliográfica é que há concepções de ética dentro dos Parâmetros Curriculares Nacionais que devem ser entendidas para a prática dos Temas Transversais. O objetivo é identificar as características do conceito de ética no volume 8 dos Parâmetros Curriculares Nacionais, o qual se desdobra nas seguintes questões norteadoras: como a presente monografia entende o conceito de ética? É possível verificar na literatura educacional se há referências quanto ao volume 8 dos PCNs? Qual a concepção de ética subjacente ao propósito dos Parâmetros Curriculares nacionais volume 8? A fundamentação teórica tem como principal teoria a filosofia aristotélica (ARISTÓTELES, Séc. IV a. C. 1984) e autores sob a mesma perspectiva que contribuem para a reflexão da ética na prática educacional (MARITAIN, 1968; MACINTYRE, 2001; VÁZQUEZ, 1996; SUCUPIRA LINS, 1999, 2004, 2007a, 2007b, 2007c, 2008, 2009a, 2009b, 2010, 2011, 2012, 2013a, 2013b, 2013c, 2014, 2015, 2016; OLIVEIRA, 1998, 2001, 2012, 2014). Esta pesquisa monográfica de abordagem qualitativa, utiliza como método a interpretação do texto fundamentada na hermenêutica de Paul Ricoeur (1990) para a realização da análise documental do volume 8, referente ao tema ética, dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Destacamos os quatro princípios respeito mútuo, justiça, diálogo e solidariedade apresentados nos referidos parâmetros como elementos primordiais para a vivência da ética. A análise dos PCNs Ética nos levou à conclusão que há falta de clareza quanto à a concepção de ética presente neste documento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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