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http://hdl.handle.net/11422/12532
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Scofano, Reuber Gerbassi | - |
dc.contributor.author | Miranda, Aline Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-15T21:24:48Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:15Z | - |
dc.date.issued | 2018-12 | - |
dc.identifier.citation | MIRANDA, Aline Silva de. Concepções de educação popular: a educação do MST enquanto modelos para a construção de uma escola púlica libertadora. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12532 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação popular | pt_BR |
dc.subject | Movimentos sociais | pt_BR |
dc.subject | Educação e estado | pt_BR |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.title | Concepções de educação popular: a educação do MST enquanto modelos para a construção de uma escola púlica libertadora | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Marta Lima de | - |
dc.contributor.referee2 | Maia, Maria Vitória Campos Mamede | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho pretende contribuir através da pesquisa para a construção de projetos alternativos de educação que possam, de fato, oferecer sentido concreto a vida das crianças, jovens e adultos do Brasil, em contraponto ao atual projeto capitalista e burguês de educação para o trabalho e educação para a burguesia. Tendo como principal referencia, o projeto político educacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), discutindo os conceitos educação popular e o papel do Estado e das instituições políticas e sociais na educação. A metodologia utilizada, foi baseada nas pesquisas bibliográficas referentes a educação pública, educação popular e materiais pedagógicos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Além da observação e reflexão à respeito dos materiais difundidos pelo MEC. Os autores que tomei como base foram Gaudêncio Frigotto,1993 e István Mezsáros,2008, que falam sobre a questão da educação no sistema capitalista e fazem uma reflexão sobre a situação da escola pública no contexto da relação educação x capitalismo. Além de autores do cenário da educação popular e movimentos sociais que embasaram a pesquisa, como Paulo Freire,1967, Demerval Saviani,1999, Moacir Gadotti,2000, Conceição Paludo,2001 entre outros, no qual as leituras foram fundamentais para as reflexões e apontamentos deste trabalho. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
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