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Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Liberdade de escolha, sem garantia de acesso: percepções e ações de gestores sobre os procedimentos de matrícula escolar no município do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Souza, Rebeca Fagundes
Orientador: Prado, Ana Pires do
Resumo: O presente trabalho pretende mapear as percepções e ações dos gestores da burocracia educacional durante os procedimentos de matrícula, remanejamento e transferência de alunos na rede pública municipal do Rio de Janeiro. Para alcançar os objetivos propostos, o estudo realizou uma análise documental das regulamentações de matrícula para escolas da rede pública municipal do Rio de Janeiro e um conjunto de 23 entrevistas com gestores de nove Coordenadorias Regionais de Educação. Para o presente trabalho, apresentamos os dados referentes aos gestores que pertencem a 2ª Coordenadoria Regional de Educação, cujas escolas localizam-se na zona sul do município. A hipótese deste estudo é de que embora o município do Rio de Janeiro tenha uma regulamentação de matrícula vigente, esta não impede que os agentes responsáveis pela implementação desta política atuem de maneira impessoal, uma vez que os espaços de ação destes agentes é marcado pela discricionariedade. Diante disso, a proposta deste trabalho é descrever e analisar as percepções e ações de gestores escolares durante o momento de implementação de uma política educacional específica do município do Rio de Janeiro – as políticas de matrícula escolar. A análise do estudo nos permite dizer que apesar da existência da regulamentação de matrícula, os gestores utilizam de estratégias não republicanas para a distribuição de vagas entre as escolas.
Palavras-chave: Escola pública
Gestores escolares
Igualdade na educação
Política educacional
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SOUZA, Rebeca Fagundes. Liberdade de escolha, sem garantia de acesso: percepções e ações de gestores sobre os procedimentos de matrícula escolar no município do Rio de Janeiro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
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