Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12551
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dc.contributor.advisorRanniery, Thiago-
dc.contributor.authorMehl, Sônia Veprinsky-
dc.date.accessioned2020-06-17T23:26:27Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:15Z-
dc.date.issued2018-12-
dc.identifier.citationMEHL, Sônia Veprinsky . Feminismos na escola: um estudo sobre a caracterização dos feminismos na escola a partir das percepções de jovens feministas estudantes. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12551-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectJovenspt_BR
dc.subjectProfessoraspt_BR
dc.titleFeminismos na escola: um estudo sobre a caracterização dos feminismos na escola a partir das percepções de jovens feministas estudantespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Mendes, Natália Rodrigues-
dc.contributor.referee2Gonçalves, Teresa Paula Nico Rêgo-
dc.description.resumoO presente estudo, à luz da história do movimento feminista, da caracterização dos feminismos contemporâneos (ALVAREZ, 2014; MATOS, 2014) e da literatura sobre “jovens feministas” (GIOVANNI, 2003; ZANETTI, 2009; ADRIÃO; TONELI; MALUF, 2011; GOMES; SORJ, 2014), tem o objetivo de situar os feminismos na escola no movimento mais amplo de reconfigurações contemporâneas dos feminismos. Foram realizadas observações e entrevistas em uma escola estadual no Rio de Janeiro e a análise destas revelou a pluralidade de feminismos que, sobretudo entre professoras e estudantes, disputam por diferentes concepções e formas válidas de composição na escola, caracterizando conflitos e negociações. Identifico também que os feminismos contemporâneos e as características singulares das jovens feministas se fazem presentes na composição dos feminismos nas escolas e na forma como as estudantes caracterizam essas experiências, seja na disputa por narrativas ou nas denúncias de tensões geracionais, em que as jovens estudantes são colocadas em um lugar de passividade e na condição de herdeiras do movimento pelas professoras. A pesquisa conclui que há especificidades em ser jovem feminista no espaço escolar pela centralidade dos corpos na constituição de seus feminismos e campos discursivos, particularidades de pautas e pelas disputas por reconhecimento que passam pela relação com professoras e a organização da escola. Essas considerações reconfiguram os campos de ação feministas, ao mesmo tempo em que tensionam e configuram a escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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