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dc.contributor.advisorXavier, Giseli Pereli de Moura-
dc.contributor.authorSouza, Mariana Sales Terra de-
dc.date.accessioned2020-06-18T21:02:40Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:15Z-
dc.date.issued2018-12-
dc.identifier.citationSOUZA, Mariana Sales Terra de. A perspectiva multicultural na formação de professores para a educação de jovens e adultos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12556-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectMulticulturalismopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectDiversidade culturalpt_BR
dc.titleA perspectiva multicultural na formação de professores para a educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho se propõe a ser uma pesquisa qualitativa teórico-empírica, tendo por objetivo verificar em que medida a formação de professores da educação básica pode contribuir para minimizar a exclusão dos alunos da EJA. A partir da perspectiva multicultural crítica e pós-colonial, o estudo se encontra organizado em três capítulos. O primeiro, denominado Multiculturalismo e educação, discute os conceitos de cultura, multiculturalismo, articulando-os entre si e com a perspectiva de inclusão educacional, utilizando os escritos de Candau (2002), McLaren (1997) e Canen (2005). O capítulo seguinte, Discutindo a questão da diversidade cultural na educação de jovens e adultos, apresenta um breve histórico da EJA no contexto educacional brasileiro, cujo norte, defendido por este estudo, deve ser o da inclusão multicultural. Para tanto, os estudos de Ribeiro (1997) e Freire (1996) foram fundamentais. Por fim, no último capítulo, A formação de professores para educação de jovens e adultos: perspectivas multiculturais, foram analisadas as entrevistas realizadas com alunos e uma professora de uma disciplina relacionada à formação de professores para EJA, desenvolvida em um curso de pedagogia de uma universidade pública, situada no Rio de Janeiro, procurando evidenciar, em que medida a formação de professores da educação básica pode contribuir para minimizar a exclusão dos alunos da EJA. Os dados revelaram a existência de uma concordância entre os sujeitos entrevistados no que diz respeito à EJA ser considerada uma modalidade de ensino relevante para inclusão socioeducacional de seu público. Público este que tem como características fundamentais a diversidade cultural e um histórico de privação do direito à educação. Ainda de acordo com os depoimentos, a demanda por compreender quem é o aluno da EJA, quais são suas necessidades e como propor atividades adequadas a sua realidade ainda perdura e impacta diretamente no modo como o professor em formação deve pensar a sua atuação profissional em uma perspectiva multicultural.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece en las colecciones: Pedagogia

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