Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12556
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Xavier, Giseli Pereli de Moura | - |
dc.contributor.author | Souza, Mariana Sales Terra de | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-18T21:02:40Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:15Z | - |
dc.date.issued | 2018-12 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Mariana Sales Terra de. A perspectiva multicultural na formação de professores para a educação de jovens e adultos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12556 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Multiculturalismo | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Diversidade cultural | pt_BR |
dc.title | A perspectiva multicultural na formação de professores para a educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho se propõe a ser uma pesquisa qualitativa teórico-empírica, tendo por objetivo verificar em que medida a formação de professores da educação básica pode contribuir para minimizar a exclusão dos alunos da EJA. A partir da perspectiva multicultural crítica e pós-colonial, o estudo se encontra organizado em três capítulos. O primeiro, denominado Multiculturalismo e educação, discute os conceitos de cultura, multiculturalismo, articulando-os entre si e com a perspectiva de inclusão educacional, utilizando os escritos de Candau (2002), McLaren (1997) e Canen (2005). O capítulo seguinte, Discutindo a questão da diversidade cultural na educação de jovens e adultos, apresenta um breve histórico da EJA no contexto educacional brasileiro, cujo norte, defendido por este estudo, deve ser o da inclusão multicultural. Para tanto, os estudos de Ribeiro (1997) e Freire (1996) foram fundamentais. Por fim, no último capítulo, A formação de professores para educação de jovens e adultos: perspectivas multiculturais, foram analisadas as entrevistas realizadas com alunos e uma professora de uma disciplina relacionada à formação de professores para EJA, desenvolvida em um curso de pedagogia de uma universidade pública, situada no Rio de Janeiro, procurando evidenciar, em que medida a formação de professores da educação básica pode contribuir para minimizar a exclusão dos alunos da EJA. Os dados revelaram a existência de uma concordância entre os sujeitos entrevistados no que diz respeito à EJA ser considerada uma modalidade de ensino relevante para inclusão socioeducacional de seu público. Público este que tem como características fundamentais a diversidade cultural e um histórico de privação do direito à educação. Ainda de acordo com os depoimentos, a demanda por compreender quem é o aluno da EJA, quais são suas necessidades e como propor atividades adequadas a sua realidade ainda perdura e impacta diretamente no modo como o professor em formação deve pensar a sua atuação profissional em uma perspectiva multicultural. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MSouza.pdf | 289.4 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.