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dc.contributor.advisorCorsino, Patrícia-
dc.contributor.authorCordeiro, Natasha Peclat de Mello-
dc.date.accessioned2020-06-18T21:16:16Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:15Z-
dc.date.issued2019-12-
dc.identifier.citationCORDEIRO, Natasha Peclat de Mello. Entre interações e brincadeiras: a música na educação infantil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12557-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectAtividades lúdicaspt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleEntre interações e brincadeiras: a música na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Arenhart, Deise-
dc.contributor.referee2Vilela, Rafaela-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta resultados da monografia de final do curso de pedagogia, que analisa parte do material de uma pesquisa produzido no âmbito do Projeto Interinstitucional “Leitura e escrita na educação infantil”, organizado por três universidades, tais são: UFRJ, UFMG e UNIRIO. A pesquisa analisada possui grande extensão, porém foi desenvolvida uma investigação a fim de mapear o que tem sido considerado como boas práticas na educação infantil. A partir deste objetivo geral, efetivou-se o objetivo específico: analisar nos roteiros dessa ampla pesquisa, a presença da música em turmas de creches e pré-escolas das escolas que desenvolvem boas práticas de ensino musical. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, uma vez que tem um caráter exploratório acerca da abordagem da linguagem musical adotada como instrumento colaborativo no ensino aprendizado na Educação Infantil. O percurso metodológico para se chegar a essa análise iniciou-se com um levantamento dos marcos legais e curriculares e finalizou-se com as análises dos eventos da pesquisa analisada. Os roteiros contidos nesta pesquisa, que fizeram parte desta análise, apontaram que a música é uma linguagem que se mostrou presente de diversas formas, por meio de atividades implementadas nas turmas analisadas. Sendo assim, indagamos: o que dizem os relatos das observações sobre as práticas relacionadas à música nas turmas investigadas? Quais são as funções que a música ocupa nessas turmas? Os registros serão organizados em eventos, que ressaltaram as quatro categorias analisadas. Entendemos com Bakhtin (2001) os eventos como momentos singulares, acontecimentos irrepetíveis e únicos, mas ao serem organizados como discurso escrito e passarem a compor o corpus da pesquisa, se tornam peças de coleções. Quando inseridos no texto da pesquisa, são recontextualizados e reordenados, sendo possível apreender e atribuir novos significados e sentidos. Os resultados indicam que as crianças se movimentam ao ritmo das músicas, as professoras cantam para as crianças em diferentes momentos e com diferentes funções tais como: narrar, fazer com que as crianças observem algo, acalmar o choro, embalar, brincar, chamar os personagens das histórias, marcar o tempo e as atividades da rotina, propor tarefas e ações, entre outras, evidenciando o lugar da música nas interações e brincadeiras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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