Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12557
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Corsino, Patrícia | - |
dc.contributor.author | Cordeiro, Natasha Peclat de Mello | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-18T21:16:16Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:15Z | - |
dc.date.issued | 2019-12 | - |
dc.identifier.citation | CORDEIRO, Natasha Peclat de Mello. Entre interações e brincadeiras: a música na educação infantil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12557 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Atividades lúdicas | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.title | Entre interações e brincadeiras: a música na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Arenhart, Deise | - |
dc.contributor.referee2 | Vilela, Rafaela | - |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta resultados da monografia de final do curso de pedagogia, que analisa parte do material de uma pesquisa produzido no âmbito do Projeto Interinstitucional “Leitura e escrita na educação infantil”, organizado por três universidades, tais são: UFRJ, UFMG e UNIRIO. A pesquisa analisada possui grande extensão, porém foi desenvolvida uma investigação a fim de mapear o que tem sido considerado como boas práticas na educação infantil. A partir deste objetivo geral, efetivou-se o objetivo específico: analisar nos roteiros dessa ampla pesquisa, a presença da música em turmas de creches e pré-escolas das escolas que desenvolvem boas práticas de ensino musical. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, uma vez que tem um caráter exploratório acerca da abordagem da linguagem musical adotada como instrumento colaborativo no ensino aprendizado na Educação Infantil. O percurso metodológico para se chegar a essa análise iniciou-se com um levantamento dos marcos legais e curriculares e finalizou-se com as análises dos eventos da pesquisa analisada. Os roteiros contidos nesta pesquisa, que fizeram parte desta análise, apontaram que a música é uma linguagem que se mostrou presente de diversas formas, por meio de atividades implementadas nas turmas analisadas. Sendo assim, indagamos: o que dizem os relatos das observações sobre as práticas relacionadas à música nas turmas investigadas? Quais são as funções que a música ocupa nessas turmas? Os registros serão organizados em eventos, que ressaltaram as quatro categorias analisadas. Entendemos com Bakhtin (2001) os eventos como momentos singulares, acontecimentos irrepetíveis e únicos, mas ao serem organizados como discurso escrito e passarem a compor o corpus da pesquisa, se tornam peças de coleções. Quando inseridos no texto da pesquisa, são recontextualizados e reordenados, sendo possível apreender e atribuir novos significados e sentidos. Os resultados indicam que as crianças se movimentam ao ritmo das músicas, as professoras cantam para as crianças em diferentes momentos e com diferentes funções tais como: narrar, fazer com que as crianças observem algo, acalmar o choro, embalar, brincar, chamar os personagens das histórias, marcar o tempo e as atividades da rotina, propor tarefas e ações, entre outras, evidenciando o lugar da música nas interações e brincadeiras. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
NCordeiro.pdf | 217.63 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.