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dc.contributor.advisorEstefen, Segen Farid-
dc.contributor.authorFlinchum, Morgan Dirk-
dc.date.accessioned2020-06-19T11:54:09Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:16Z-
dc.date.issued2018-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12563-
dc.description.abstractThis work develops a design protocol for wave energy converter motion constraint, endstop systems. It applies the protocol by first using a numerical hydrodynamic wave energy converter (WEC) model to obtain preliminary design loads. Following a definitive set of selection criteria, comprehensive design of a system of load-bearing, helical springs is produced. A preliminary design is modeled with finite element analysis, and compared to analytical results. New dynamical collision models are conceived for impact damping systems based on spring-mass and anisotropic surface friction phenomena, by applying the concept observed on the snake ventral skin. Friction and compressive forces are correlated by classical mechanics. Finally, dimensional analysis is applied to yield design parameterization to directly compare the micro and macro influences within these distinct models, resulting in new knowledge on the physical relationships within contact interfaces and a dimensionless mechanical impedance formulationpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnergia das ondaspt_BR
dc.subjectAmortecimentopt_BR
dc.titleInvestigation of end-stop motion constraint for a wave energy converterpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7932825341116352pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2522260690136071pt_BR
dc.contributor.referee1Conceição, Carlos Antônio Levi da-
dc.contributor.referee2Assad, Luiz Paulo de Freitas-
dc.description.resumoEsta dissertação desenvolve um protocolo para projetos de sistemas de restrição de movimentos associado a um limitador de fim de curso em conversores de energia das ondas. Inicialmente, é aplicado um modelo numérico hidrodinâmico para análise de cargas em um conversor de energia das ondas (WEC). Em seguida, é apresentado um conjunto definitivo de critérios de seleção, para análise de um sistema de molas helicoidais compressivas, para atenuar as forças provocadas pelos movimentos extremos da boia. Um projeto preliminar é modelado com análises de elementos finitos e comparado com os resultados analíticos. Novos tipos de modelos dinâmicos são idealizados para amortecimento do impacto, baseados em molas e no fenômeno de atrito superficial anisotrópico, aplicando o conceito observado na pele ventral de cobras. As forças de atrito e compressivas foram correlacionadas por meio de princípios de mecânica clássica. Finalmente, uma análise adimensional é utilizada para gerar a parametrização do projeto, para comparar diretamente as micro e macro influências entre esses modelos distintos, resultando em novos conhecimentos sobre as relações físicas nas interfaces de contato e uma formulação adimensional de impedância mecânica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Oceânicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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