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dc.contributor.advisorBelchior, Carlos Rodrigues Pereira-
dc.contributor.authorClume, Sérgio Franco-
dc.date.accessioned2020-06-19T14:20:05Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:16Z-
dc.date.issued2018-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12572-
dc.description.abstractIn this work, we present the algorithms used for modeling of the air fresh mass trapped into cylinder and combustion gas mass, using specific polynomials developed by ANNAND e ROE (1974), for aplication in the custom discharge coefficients calculation, for inlet and exhaust valves. The fuel mass was modeled using an expression developed by MAROTEAUX e SAAD (2013), thus allowing use it with any fuel. The Levenberg-Marquardt Non-Linear Technique was used to optimize the unknown "injection duration", in order to aid the fuel mass calculation. The specific heat at constant pressure of the biofuel, based ou soybean, was calculated using the specific polynomial for biodiesel, developed by ANIKEEV et al. (2012). The algorithm was validated using statistical tools, comparing it with the experimental data of SOUZA JUNIOR (2009). using M95V AGRALE engine, four stroke, single cylinder. A Case Study using the experimental (lata of GUTIÉRREZ (2016), using MWM Aeteon 6.12 TCE engine, four stroke, six cylinders in line, the same one installed aboard the “Triunfo” Tugboat, from Brazilian Navy, operating as Diesel emergency generator, using B9 fuel, based on soybean. The simulation showed that the use of B9 is technically and financially feasible for the case studied.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSimulação termodinâmicapt_BR
dc.subjectMotor dieselpt_BR
dc.titleSimulação termodinâmica unidimensional, quase-estástica, para determinação do desempenho de motores Diesel, utilizando óleo Diesel e misturas de biodieselpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8091332098267545pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2419034717275947pt_BR
dc.contributor.referee1Pinto, Luiz Antonio Vaz-
dc.contributor.referee2Barros, José Eduardo Mautone-
dc.description.resumoApresenta-se, nesta dissertação, a descrição (lo desenvolvimento dos algoritmos utilizados para a modelagem das massas instantâneas de ar fresco admitido no cilindro e (le gases da combustão na exaustão, empregando polinômios específicos desenvolvidos por ANNAND e ROE (1974), para o cálculo dos coeficientes de descarga para as válvulas de admissão e de exaustão. A massa de combustível foi modelada Utilizando uma expressão desenvolvida por MAROTEAUX e SAAD (2013), permitindo o emprego com qualquer combustível. Empregou—se a Técnica Levenberg-Marquardt Não Linear para otimizar a incógnita “duração da injeção”, a fim de auxiliar o cálculo da massa de combustível. O calor específico a pressão constante, do biocombustível a base de soja, foi calculado utilizando uni polinômio específico para biodiesel, desenvolvido por ANIKEEV et al. (2012). 0 algoritmo foi validado utilizando ferramentas estatísticas, comparando-o com os (lados experimentais de SOUZA JUNIOR (2009), empregando o motor M95W AGR.ALE, quatro tempos, monocilíndrico. Foi realizado um Estudo de Caso utilizando os dados experimentais de GUTIÉRREZ (2016), empregando o motor MWM Acteon 6.12 TCE, quatro tempo, seis cilindros, o mesmo instalado a bordo do Navio Rebocador de Alto Mar “Triunfo” , da Marinha do Brasil. na função de motor Diesel gerador de emergência, operando com o combustível B9. a base de soja. A simulação demonstrou que o emprego do B9 é, técnica e financeiramente, viável para o caso estudado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Oceânicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece en las colecciones: Engenharia Oceânica

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